Temperaturas podem chegar a 40 graus em pleno inverno

Este ano o inverno será mais quente que em 2014, e quem já estava se preparando para tirar do guarda-roupa, os casacos pesados, cobertores, e botas só a partir de julho que as temperaturas devem cair e por períodos curtos.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) do dia dois a dez de julho a região centro-sul do Estado terá chuvas fortes que chegam com uma frente fria, e temperaturas na região sul de até 5 graus e na região central 10º.

Ainda de acordo com informações, devido à presença do El Niño, as temperaturas devem ficar acima da média e a umidade relativa do ar baixa. Em julho a umidade deve ficar em torno de 32%, já em setembro cai para 11%.

“Teremos de duas a três entradas de frentes frias no Estado que vão trazer muitas chuvas, principalmente, para a região sul e alguns momentos de chuva nas regiões norte e pantaneiras”, explica Cátia Braga, meteorologista e coordenadora do Cemtec.

Ainda segundo informações o mês de setembro será mais quente. “Teremos temperaturas de até 40 graus, com sensação térmica chegando a 45º, na região central de Mato Grosso do Sul”, fala Cátia Braga. O inverno começou no último domingo (21) e termina no dia 23 de setembro.