Doações têm de ser feitas em nome de Betina Vieira Wanderley de Oliveira
Uma bebê foi diagnosticada recentemente com leucemia e segue internada no Hospital Regional, em Campo Grande. Betina Vieira Wanderley de Oliveira, de apenas oito meses de idade, precisa com urgência de transfusão de sangue e a família se mobiliza para encontrar doadores.
O tipo sanguíneo de Betina é O+, porém qualquer doação é bem vinda, segundo familiares. Quem puder colaborar, basta informar o nome da criança na hora da doação.
A coleta pode ser feita no Hospital Regional, Santa Casa ou diretamente no Hemosul. Amigos da família ressaltam que os pais da criança estão bastante abalados com o diagnóstico e que as doações são de extrema importância para a recuperação de Betina.
Doação
Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, segundo a nova lei da doação de sangue, aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou portando declaração do responsável legal com reconhecimento de firma da assinatura.
Também é importante lembrar que, a primeira doação, somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.
O candidato deve estar descansado, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, nem estar em jejum. É imprescindível levar documento de identidade com foto.