Com fiscais do Mapa em greve, 7 toneladas de produtos estão paradas em caminhões
Greve começou no dia 17 de setembro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Greve começou no dia 17 de setembro
A greve dos fiscais do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) completa 13 dias nesta terça-feira (29) e não há previsão para acabar. De acordo com a delegacia sindical de Mato Grosso do Sul, até agora, já são contabilizadas 7 toneladas de produtos parados em caminhões. Todas as viagens, processos, auditorias e demandas internas estão paralisadas.
Segundo o delegado do Sindicato dos Fiscais Federais Agropecuários de Mato Grosso do Sul André Castriani Quirino a greve continua em Mato Grosso do Sul e o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) ainda não definiu uma data para reunião com a categoria. “Sem uma reunião não tem como terminar a greve”.
Em Mato Grosso do Sul são 105 fiscais e 86% estão parados. Nos frigoríficos os fiscais trabalham normalmente, autorizando o abate e realizando a inspeção, apenas o certificado sanitário internacional não é emitido. Animais vivos e cargas altamente perecíveis também são liberados.
A pauta reivindicatória dos fiscais inclui a reestruturação da carreira, com mudança de sua denominação para auditor fiscal Federal Agropecuário, recomposição do quadro de pessoal via concurso público e a reposição salarial em virtude das perdas inflacionárias.
Desde o início da mobilização, o comando de greve local contabiliza 243 caminhões que estão parados ou tiveram seu trânsito normal comprometido para exportação ou importação de produtos agropecuários, totalizando 4.400 toneladas de produtos vegetais e 3.150 toneladas de produtos de origem animal, principalmente carnes. Algumas empresas, como a JBS, já conseguiram mandados de segurança para forçar a liberação das cargas para exportação, mesmo com a greve dos servidores.
Também são contabilizados 277 processos de liberação para exportação de carnes ou sementes estão com suas análises suspensas. O transporte de carga viva continua com a tramitação normal para liberação pelos fiscais e os serviços essenciais à garantia da saúde pública e da sanidade animal e vegetal estão mantidos.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.