Clínica de endoscopia de Campo Grande deve contratar enfermeiro, diz TRF3
Anvisa exige que Serviço de Endoscopia seja acompanhado por profissional graduado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Anvisa exige que Serviço de Endoscopia seja acompanhado por profissional graduado
Decisão da Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determina que uma Gastroclínica de Campo Grande contrate, no prazo de 30 dias, profissional de enfermagem que oriente e supervisione os técnicos de nível médio, mantendo-o durante todo o período de funcionamento da clínica, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 250.
O entendimento segue o Regulamento Técnico para Serviço de Endoscopia Digestiva e Respiratória (SEDIR), expedido pela ANVISA, segundo o qual o serviço deve ser acompanhado por profissional enfermeiro.
De acordo com a decisão, a Lei número 7.498/86, que regula o exercício das profissões de Enfermeiros, também determina que as atividades dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem sejam orientadas e supervisionadas por Enfermeiro credenciado no Conselho Regional de Enfermagem. A exigência do profissional deve-se à circunstância de que, com formação universitária e, normalmente, melhor preparo técnico, poderá ter condições de assegurar, com maior segurança, o desempenho das tarefas próprias.
Entenda o caso
A questão chegou até o Judiciário depois que o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) ingressou com uma Ação Civil Pública contra a gastroclínica, após verificar que o estabelecimento não contava com o profissional, durante fiscalização.
Inicialmente, o Coren-MS encaminhou relatório para a clínica e notificação administrativa. Os representantes do estabelecimento se manifestaram administrativamente, negando-se a contratar o profissional enfermeiro, com o argumento de que os procedimentos ali realizados eram de baixa complexidade e, para tanto, suficiente os técnicos já contratados e sob a supervisão do médico presente no local.
O Coren-MS agravou a decisão de primeira instância da Justiça Federal. No TRF3, ao analisar o processo, a desembargadora federal Consuelo Yoshida destacou que estavam presentes todos os requisitos para a concessão da tutela antecipada.
“O extrato da situação cadastral da agravada informa, entre outras atividades, que esta exerce atividade médica ambulatorial, realiza serviços de endoscopia digestiva, com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos; e o próprio Regulamento Interno do Serviço de Enfermagem da Gastroclínica estatui, em seu art. 1º, que o serviço de enfermagem é composto de Enfermeiro e de Auxiliar de Enfermagem, sendo que tal Regimento foi elaborado por enfermeiro e assinado pelo responsável sócio-proprietário da clínica”, relatou.
A magistrada acrescentou que a decisão agravada é suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, na medida em que a Lei nº 7498/86, que regula o exercício das profissões de Enfermeiros, determina que os auxiliares e técnicos de enfermagem sejam supervisionados por profissional enfermeiro (a), o que não ocorre na clínica em questão.
(Com informações do Tribunal Regional Federal da 3ª Região)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.