Chuva que provocou estragos na Capital superou expectativa para maio

Volume de água atingiu 136.6 milímetros, 40% a mais do esperado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Volume de água atingiu 136.6 milímetros, 40% a mais do esperado

A chuva que deixou rastros de destruição em algumas regiões de Campo Grande ultrapassou em 40% a expectativa do volume estimado para o mês de maio. Segundo a meteorologista e coordenadora do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), Cátia Braga, a estimativa é de que chovesse 96.6 milímetros, no entanto, foram registrados 136.6.

Conforme a coordenadora do Cemtec-MS, nesse domingo (31), o volume de água registrado foi de 54.4 milímetros, sendo que apenas entre às 13 e 14 horas, a chuva chegou a 51, quase o total atingido ao longo do dia. As rajadas de ventos também foram consideradas fortíssimas e a meteorologista ressalta que pode ter ocorrido vendaval em algumas regiões da cidade.

“As rajadas de vento foram de 53.64 quilômetros por hora, o que é considerado vento fortíssimo de acordo com a escala Beaufort, mas consideramos a possibilidade de ter havido vendaval em algumas regiões”, destaca.

De acordo com a previsão meteorológica, em todo o Estado a estimativa é de que chova até a próxima quinta-feira (4), no entanto, na Capital as chuvas devem permanecer mais intensas e acompanhadas de descargas elétricas até terça-feira (2), podendo chegar a 30 milímetros, o que representa 79,5% dos 37.7 esperados para este mês.

A partir de quarta-feira (3), o tempo permanece parcialmente nublado e com névoa úmida em Campo Grande e pela manhã os termômetros devem registrar temperatura em torno dos 15ºC, já a máxima não vai ultrapassar os 30ºC.

A meteorologista explica que as alterações climáticas são típicas do outono e também estão relacionadas à próxima estação. “Essa instabilidade é provocada por uma passagem de frente fria que vem do sul do continente”, afirma.

Segundo a previsão, a temperatura continua amena no fim de semana em torno de 28ºC. Em Campo Grande a estimativa é de que junho ultrapasse a expectativa de chuva já nos dois primeiros dias. 

Conteúdos relacionados

Vacinação criança