A partir de quinta equipes do SAU serão reforçadas até o fim da Operação Dia do Trabalho

O Centro de Controle Operacional da CCR MSVia inicia nesta quinta-feira (30) a Operação Dia do Trabalho. Segundo a concessionária que administra a BR-163/MS, a previsão é de que cerca de 240 mil veículos trafeguem pela rodovia neste feriado de 1º de maio. A operação segue até o dia 4 de maio.

Nesse período, as equipes do SAU-Serviço de Atendimento ao Usuário serão reforçadas, bem como a frota, que terá veículos adicionais dispostos em pontos estratégicos da rodovia, de forma a agilizar o atendimento ao usuário.

A previsão é de que na saída para o feriado (entre a 0h de quinta e a meia-noite de sexta), mas de 100 mil veículos passem pela BR-163/MS. O tráfego deve ser mais intenso entre as 15h e 16h na quinta-feira, com aproximadamente 4 mil veículos por hora. Na sexta, o pico do tráfego deve ser das 9h às 10h, com uma média de 3,2 mil veículos/hora.

Na volta do feriado, a expectativa é de que no domingo (3) mais de 10 mil veículos trafeguem no horário de pico, que vai das 16h às 17h. Na segunda (4) o tráfego mais intenso deve circular às 10h e às 16h, com cerca de 3,5 mil veículos por hora.

A CCR MSVia sugere ao usuário que evite viajar nos horários de pico, garantindo assim uma viagem mais tranquila e segura.

 

 Obras

Na quinta (30), sexta (1) e domingo (3), as obras com interferência no tráfego serão suspensas na BR-163/MS, das 12h às 22h, exceto no dia 1º, quando as obras estão suspensas durante todo o dia.

No período da Operação Dia do Trabalho, o tráfego estará restrito das 16h às 24h na quinta (30) e no domingo (3), e das 6h às 12h, na sexta (1), conforme disposição da Portaria nº048, de 08/12/14–DPRF/MJ.

 

Equipes de plantão

Ao longo dos cinco dias da Operação Dia do Trabalho, 80 viaturas ao estarão de prontidão nas 17 Bases Operacionais do SAU. Serão oito viaturas adicionais dispostas em pontos estratégicos da BR-163/MS, sendo duas nas saídas do Anel Viário para São Paulo e Cuiabá (nos kms 466 e 490, respectivamente); no km 513, Posto Carretão; no entroncamento com a BR-463 (km 256), e na saída de São Gabriel do Oeste (km 626).

Cerca de 400 colaboradores trabalharão em regime de revezamento, 24 horas por dia, todos os dias, atuando em toda extensão da BR-163/MS. Eles irão operar de acordo com o CCO-Centro de Controle Operacional, instalado na Sede da empresa, em Campo Grande, que é conduzido por 15 colaboradores especializados que atuam 24 horas por dia processando e analisando as informações captadas na BR-163/MS.

A Operação envolverá, ainda, a utilização de 17 Painéis de Mensagens Variáveis Móveis, bem como dos 18 PMVs (Painéis Eletrônicos de Mensagens Variáveis), instalados em pontos estratégicos para permitir informar, em tempo real, situações adversas na estrada. Também estarão sendo utilizados nove Analisadores de Tráfego, que fornecem informações on line do volume de tráfego classificado (passeio e comercial), subsidiando a tomada de decisões.