Catadores prometem dobrar número de voluntários nas ruas nesta segunda
10 catodores descarregam os caminhões no aterro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
10 catodores descarregam os caminhões no aterro
O representando dos catadores de material reciclável do Aterro Sanitário de Campo Grande, Márcio Lima Gomes explicou que 50 catadores estão ajudando na coleta de lixo pelas ruas da Capital e 10 fazem o serviço de descarregamento dos caminhões que chegam ao aterro, mas que este número deve dobrar caso a Solurb não retome as atividades e a Prefeitura autorize que o mutirão continue na segunda-feira (13).
“A gente não pode parar só porque a Solurb parou. Nós dependemos disso para viver e por isso precisamos trabalhar, por nós e por Campo Grande. A cidade não pode ficar desse jeito e amanha já temos pelo menos 100 voluntários dispostos a ir para as ruas, para continuar com a coleta”, destaca Gomes.
Ainda de acordo com o representante dos catadores, os voluntários não encontraram nenhuma dificuldade em entrar no aterro para realizar o descarregamento dos caminhões e também não contam com “ajuda” de ninguém. “O lixão estava aberto desde cedo. Não houve nenhum impedimento para a realização dos trabalhos e também temos que destacar que não estamos ganhando nada de ninguém. O nosso trabalho é voluntário”, explica.
A Prefeitura disponibilizou 24 caminhões e 12 pás-carregadeiras para garantir o transporte do lixo. Trabalhadores do Proinc (Programa de Inclusão Profissional), que trabalham na Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) fazendo a varrição das ruas da cidade, também estão participando do mutirão de coleta.
O prefeito Alcides Bernal acompanhou o mutirão pela manhã e concedeu entrevista agradecendo o trabalho dos voluntários e dizendo que a coleta deve atingir todos os bairros da cidade, porém, até o momento, apenas a área central foi percorrida. A Prefeitura explicou que o mau tempo está tornado o trabalho mais lento, mas não ainda não adiantou se o mutirão deve continuar durante a semana.
O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil público para apurar eventuais irregularidades nos pagamentos devidos pelo Município de Campo Grande à empresa CG SOLURB Soluções Ambientais – SPE Ltda. Ambos são os requeridos da ação.
Mutirão
O mutirão começou por volta da 7h30 deste sábado. Aproximadamente 500 pessoas participam, sendo catadores voluntários e beneficiários do Proinc (Programa de Inclusão Profissional), que recebem pelo Governo Federal.
A coleta começou pelas áreas centrais de Campo Grande, sendo percorridas alguns trechos da Avenida Fernando Correa da Costa e Rua 14 de Julho.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Prefeito sanciona emenda que modifica Lei Orgânica de Bataguassu
Promulgada no dia 22 de novembro, a emenda, publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da ASSOMASUL, já está em vigor.
Agetran divulga interdições de trânsito previstas neste fim de semana em Campo Grande
Interdições estão relacionadas aos eventos que serão realizados na Capital
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.