Catadores prometem dobrar número de voluntários nas ruas nesta segunda

10 catodores descarregam os caminhões no aterro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

10 catodores descarregam os caminhões no aterro

O representando dos catadores de material reciclável do Aterro Sanitário de Campo Grande, Márcio Lima Gomes explicou que 50 catadores estão ajudando na coleta de lixo pelas ruas da Capital e 10 fazem o serviço de descarregamento dos caminhões que chegam ao aterro, mas que este número deve dobrar caso a Solurb não retome as atividades e a Prefeitura autorize que o mutirão continue na segunda-feira (13).

“A gente não pode parar só porque a Solurb parou. Nós dependemos disso para viver e por isso precisamos trabalhar, por nós e por Campo Grande. A cidade não pode ficar desse jeito e amanha já temos pelo menos 100 voluntários dispostos a ir para as ruas, para continuar com a coleta”, destaca Gomes.

Ainda de acordo com o representante dos catadores, os voluntários não encontraram nenhuma dificuldade em entrar no aterro para realizar o descarregamento dos caminhões e também não contam com “ajuda” de ninguém. “O lixão estava aberto desde cedo. Não houve nenhum impedimento para a realização dos trabalhos e também temos que destacar que não estamos ganhando nada de ninguém. O nosso trabalho é voluntário”, explica.

A Prefeitura disponibilizou 24 caminhões e 12 pás-carregadeiras para garantir o transporte do lixo. Trabalhadores do Proinc (Programa de Inclusão Profissional), que trabalham na Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) fazendo a varrição das ruas da cidade, também estão participando do mutirão de coleta.

O prefeito Alcides Bernal acompanhou o mutirão pela manhã e concedeu entrevista agradecendo o trabalho dos voluntários e dizendo que a coleta deve atingir todos os bairros da cidade, porém, até o momento, apenas a área central foi percorrida. A Prefeitura explicou que o mau tempo está tornado o trabalho mais lento, mas não ainda não adiantou se o mutirão deve continuar durante a semana.

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil público para apurar eventuais irregularidades nos pagamentos devidos pelo Município de Campo Grande à empresa CG SOLURB Soluções Ambientais – SPE Ltda. Ambos são os requeridos da ação.

Mutirão

O mutirão começou por volta da 7h30 deste sábado. Aproximadamente 500 pessoas participam, sendo catadores voluntários e beneficiários do Proinc (Programa de Inclusão Profissional), que recebem pelo Governo Federal.

A coleta começou pelas áreas centrais de Campo Grande, sendo percorridas alguns trechos da Avenida Fernando Correa da Costa e Rua 14 de Julho.

Conteúdos relacionados

seca fogo
Marinete Pinheiro