Campo Grande tem aumento no número de suicídios e neste ano já foram 598 tentativas

Em 2014, 53 pessoas morreram na Capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em 2014, 53 pessoas morreram na Capital

Campo Grande já registrou 598 tentativas de suicídio entre janeiro e outubro deste ano. O dado é da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), durante audiência pública na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (18). Foram discutidos meios para diminuir o número e combater as tentativas de crianças e adolescentes. 

Conforme a Câmara Municipal, a enfermeira do Núcleo de Prevenção de Violências, Laura Maria Souza de Linhares informou que em 2014 foram registrados 53 óbitos e 750 tentativas. Segundo a enfermeira, os suicídios têm crescido todos os anos e os números podem ser maiores, pois muitos familiares têm vergonha de dizer que a pessoa se matou e não registram o suicídio. 

Ainda de acordo com os dados apresentados por Laura, o suicídio responde pela terceira causa de morte em 2014 dentre as causas externas. A tentativa também é a 3ª violência mais registrada. A principal faixa etária que pratica o suicídio é o jovem de 15 a 34 anos. 

Neste ano, os vereadores de Campo Grande aprovaram a Lei nº 5.613/15, que dispõe sobre a implantação de medidas de prevenção ao suicídio nas escolas municipais de Campo Grande MS, a qual foi sancionada e publicada no Diário Oficial no dia 30 de setembro deste ano.

O professor e pesquisador do Hospital Universitário e capelão do Corpo de Bombeiros, Edílson dos Reis revelou que “quando um caso de suicídio é notificado, quatro outros não são, então esse número de 598 suicídios em 2015 é muito maior”. Reis disse ainda que é que é necessário colocar o suicídio em pauta e convocar os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) para discutir e capacitá-los para trabalharem com a prevenção do suicídio.

Conteúdos relacionados