Cotidiano

Bebês de UTI do Hospital Universitário vão poder ser encaminhados a hospital particular

Acordo foi firmado entre HU, município e governo do Estado

Wendy Tonhati Publicado em 13/10/2015, às 15h54

None
c49ba79ecb09cd99d062a1cc8b06a84b.jpg

Acordo foi firmado entre HU, município e governo do Estado

Após audiência realizada com a participação do MPF (Ministério Público Federal) na Justiça Federal de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, foi homologado um acordo acordo entre o HU da UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), o município de Dourados e o Governo do Estado. Por conta do acordo, sempre que a UTI Neonatal (Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal) do HU atingir a capacidade máxima, de dez vagas, novos pacientes serão encaminhados para o Hospital Evangélico ou Hospital Santa Rita, pela central de regulação de leitos.

De acordo com informações divulgadas pelo MPF MS, o custo diário da internação na UTI neonatal da rede privada, neste acordo, será de R$ 1.675,52, a ser dividido entre a prefeitura de Dourados e o governo do Estado. Já a União se recusou a comparecer à audiência e informou oficialmente que não faria acordo. Ela participa do custeio por força de decisão judicial, que acolheu o parecer do MPF neste sentido. 

No acordo está incluído o fornecimento de medicamentos, de nutrição parenteral e a realização de exames de baixo custo. Caso necessário, o Hospital Evangélico realizará ressonâncias magnéticas, enquanto tomografias computadorizadas e hemodiálise serão efetuadas no Hospital Universitário. Bolsas de sangue e hemoderivados serão fornecidos pelo Governo do Estado. O município fará o transporte dos pacientes quando necessário.

Ainda conforme o MPF MS, o acordo prevê também que o Município e o Governo do Estado realizem auditoria nas internações fora da rede pública. Poderá ocorrer também a troca de pacientes entre hospitais em virtude de eventual necessidade específica que só possa ser atendida por um deles. O acordo tem validade até o último dia de 2018.

Jornal Midiamax