Até o fim de julho, acidentes de trânsito fizeram mais de 4,7 mil vítimas

Informações foram coletadas no local do acidente

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Informações foram coletadas no local do acidente

Dados divulgados na manhã desta terça-feira (18), pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), revelam que mais de 4,7 mil pessoas foram vítimas de acidentes de Trânsito entre janeiro e julho de 2015, apenas em Campo Grande. Neste período, foram registradas 24 mortes no local do acidente.

Com 2.893 vítimas, os motociclistas lideram a lista. Entre eles, 13 morreram antes de serem socorridos. Já os passageiros estão em terceiro lugar, com 531 feridos e uma vítima fatal. A diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Marlene Alves Nogueira Rondom, destaca que o problema se agrava por conta do despreparo dos condutores, que segundo muitas vezes pilotam sem que sejam habilitados.

“Muito condutores não são habilitados. A motocicleta é um veículo fácil de ser adquirido, então compram a moto e passam a conduzir sem que tenham as condições necessárias para isso”, frisa. O mesmo problema ocorre com os motoristas, que com 578 feridos e dois mortos, seguem em segundo lugar na lista de principais vítimas de acidentes de trânsito.

O presidente do Detran-MS Gerson Claro, afirma que o Estado conta com 1,400 milhão veículos e apenas 1,1 milhão condutores. “Dirigir não é um direito é uma concessão do Estado e aqueles que descumprem as leis de trânsito não podem continuar dirigindo”, declara.

Os dados sobre os acidentes de trânsito, foram divulgados pelo Detran durante o lançamento das ações que em alusão à “Semana Nacional do Trânsito”, que será realizada entre 18 e 25 de setembro. Apesar do número expressivo, a diretora presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Elizabeth Félix, garante que houve redução significativa no número de vítimas fatais.

“Tivemos uma diminuição de 43% dos óbitos se compararmos com o primeiro semestre do ano passado. Temos 500 mil veículos nas vias de Campo Grande e 400 mil condutores. Além de não habilitarmos veículos não licenciados, vamos tirar do trânsito condutores não habilitados”, garante.

A campanha deste ano tem o tema: “Seja você a mudança no trânsito”. O objetivo é conscientizar os condutores sobre a responsabilidade de cada um em relação à segurança no trânsito. Além de abordagens e palestras, o Detran conta com parcerias com a Agetran, Polícia de Trânsito, PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Em novembro deste ano, o Brasil sediará a 2ª conferência Global de alto Nível em Segurança no Trânsito. As ações realizadas em todo o Estado serão apresentadas durante o encontro.

Conteúdos relacionados