Até o fim de julho, acidentes de trânsito fizeram mais de 4,7 mil vítimas
Informações foram coletadas no local do acidente
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Informações foram coletadas no local do acidente
Dados divulgados na manhã desta terça-feira (18), pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), revelam que mais de 4,7 mil pessoas foram vítimas de acidentes de Trânsito entre janeiro e julho de 2015, apenas em Campo Grande. Neste período, foram registradas 24 mortes no local do acidente.
Com 2.893 vítimas, os motociclistas lideram a lista. Entre eles, 13 morreram antes de serem socorridos. Já os passageiros estão em terceiro lugar, com 531 feridos e uma vítima fatal. A diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Marlene Alves Nogueira Rondom, destaca que o problema se agrava por conta do despreparo dos condutores, que segundo muitas vezes pilotam sem que sejam habilitados.
“Muito condutores não são habilitados. A motocicleta é um veículo fácil de ser adquirido, então compram a moto e passam a conduzir sem que tenham as condições necessárias para isso”, frisa. O mesmo problema ocorre com os motoristas, que com 578 feridos e dois mortos, seguem em segundo lugar na lista de principais vítimas de acidentes de trânsito.
O presidente do Detran-MS Gerson Claro, afirma que o Estado conta com 1,400 milhão veículos e apenas 1,1 milhão condutores. “Dirigir não é um direito é uma concessão do Estado e aqueles que descumprem as leis de trânsito não podem continuar dirigindo”, declara.
Os dados sobre os acidentes de trânsito, foram divulgados pelo Detran durante o lançamento das ações que em alusão à “Semana Nacional do Trânsito”, que será realizada entre 18 e 25 de setembro. Apesar do número expressivo, a diretora presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Elizabeth Félix, garante que houve redução significativa no número de vítimas fatais.
“Tivemos uma diminuição de 43% dos óbitos se compararmos com o primeiro semestre do ano passado. Temos 500 mil veículos nas vias de Campo Grande e 400 mil condutores. Além de não habilitarmos veículos não licenciados, vamos tirar do trânsito condutores não habilitados”, garante.
A campanha deste ano tem o tema: “Seja você a mudança no trânsito”. O objetivo é conscientizar os condutores sobre a responsabilidade de cada um em relação à segurança no trânsito. Além de abordagens e palestras, o Detran conta com parcerias com a Agetran, Polícia de Trânsito, PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Em novembro deste ano, o Brasil sediará a 2ª conferência Global de alto Nível em Segurança no Trânsito. As ações realizadas em todo o Estado serão apresentadas durante o encontro.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Últimas Notícias
Refis continua com atendimento remoto e presencial até dia 20, em Campo Grande
Com o programa é possível a renegociação das dívidas com até 80% de descontos sobre encargos
Jeep Renegade teria causado acidente com morte de funcionário de usina após ultrapassagem na BR-463
Veículos saíram da pista e capotaram às margens da BR-463 após a colisão na manhã desta sexta-feira (13)
Prefeitura de Campo Grande lança ferramenta para facilitar processos na área de imóveis
Ferramento tem o objetivo é reduzir o tempo de espera para cidadãos e empreendedores
Sul-mato-grossense Fernando Rufino brilha no Prêmio Paralímpicos 2024
O ‘Cowboy de Aço’ pode ser considerado um dos maiores atletas da história do paradesporto nacional
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.