Categoria se reúne amanhã para discutir proposta de 9,31%

O presidente da Santa Casa de , Wilson Teslenco e o presidente do (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana se reuniram na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), na manhã desta quinta-feira (30) para discutir proposta de reajuste no salário dos profissionais de enfermagem, chegando ao valor de 9,31%, divido em duas vezes.

Conforme explicado por Teslenco, a proposta inicial feita pela ABCG foi de 8,34% pagas em duas parcelas, à primeira imediatamente e a segunda em outubro. Após discussão o desembargador intermediário do TRT sugeriu o valor de 9,31%, também em duas parcelas, uma retroativa a maio, paga imediatamente, e a próxima em dezembro. O valor foi aceito pela Santa Casa e segue para analise da categoria.

Lázaro Santana disse que a assembleia para discussão da nova proposta deve ser feita apenas na sexta-feira (31), ás 12h30 no auditório da Santa Casa. “Como a reunião no TRT terminou tarde nós não conseguimos marcar para hoje ainda”, detalha. Lázaro também acrescentou que ficaram acordados a normatização dos salários dos técnicos de enfermagem nível II, que são os profissionais graduados em enfermagem, mas ainda exercem a função de técnico  e a retirada de todas as advertências aplicadas a categoria pela ABCG. “Nós pedimos que os técnicos em nível II recebam pelo menos 50% do salário dos , que hoje é de pouco mais de R$ 3 mil”, explica.

Lázaro também acrescenta que até a realização da assembleia geral, as paralisões que ocorrem a cada três horas, quando 240 profissionais interrompem os serviços de forma alternada, serão suspensas. Atualmente a categoria pede reajuste de 12,64%.

Sobre as acusações de retaliação feitas pela presidente do Siems á ABCG um pouco antes da reunião, Teslenco afirmou que Lázaro estava equivocado, visto que a ação não foi autorizada pela Justiça Trabalhista. “Não criamos nenhum impedimento e oferecemos o auditório para que se faça a assembleia. O que não podemos é permitir que o serviço essencial seja paralisado de forma bruta sem que isso seja negociado e planejado. Estamos combatendo a paralisação que ocorre de forma unilateral e equivocada”argumentou o presidente da Santa Casa ou acrescentar que caso a proposta seja aceita pela categoria, as advertência serão retiradas.