Após reunião com a ANTT, bancada sugere aumento de praças na BR-163
Também foi sugerida a tarifa diferenciada
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Também foi sugerida a tarifa diferenciada
A bancada federal sul-mato-grossense se reuniu novamente com membros da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), nesta terça-feira (15), desta vez com equipes técnicas de ambos os lados, para discutir os valores do pedágio cobrado pela CCR MSVia na BR-163, que teve início na segunda-feira (14), e após discussão, o líder da bancada, senador Waldemir Moka (PMDB), enviou um ofício a agência dando alternativas para diminuir o valor da cobrança entre o município de Campo Grande e o distrito de Anhanduí, assim como pedindo a correção do valor reajusto pelo IPC-A.
Conforme o documento enviado a ANTT nesta quarta-feira (16), a bancada sugere que aumentem o número de praças entre Campo Grande e o Distrito de Anhanduí, visto que o valor do pedágio é determinado pela distância entre as praças, e que a média de distância entre as 9 é de aproximadamente 111 quilômetros.
Também visando os moradores das cidades e distritos que cercam a BR-163, como exemplo de Rio Verde do Mato Grosso, a bancada destaca como alternativa o tratamento diferenciado de valor do pedágio. “A possibilidade de conceder tratamento com tarifa diferenciada os usuários dos grandes centros que, justificadamente, tenham que se deslocar frequentemente por conta do trabalho ou estudo”.
Relativo ao reajuste do valor para cada 100 quilômetros rodados, que em 2014, durante assinatura do contrato, foi anunciado a R$ 4,38 e em 2015 começou a ser praticado em R$ 6,48, representando um aumento de 48,8%, a bancada sugeriu que seja adota a correção pela meta, redistribuindo os valores remanescentes nas próximas atualizações de tarifa. “Considerando que o IPC-A (5/12 à 9/15) gerou percentual acima de 30% e foi adotada para o contrato justificada pelo equilíbrio econômico-financeiro, que a meta da inflação no mesmo período acumulou apenas 16,67% e que a correção nos nives do contrato, sem considerar a situação social e econômica dos usuários da rodovia”.
Ainda não foi definida a data da nova reunião entre as partes, para discutir as sugestões apresentadas pela bancada, mas conforme o consultor técnico do senador Moka, Nelson Viera Fraga Filho, já existe uma possibilidade do valor ser reajustado pela ANTT em toda a rodovia. “Todo definição do preço foi baseada em estatísticas, foi feito um estudo de trafego na via. E agora, iniciando a cobrança do pedágio, a ANTT tem acesso ao sistema de monitoramento, então ela vai poder estratificar mais corretamente o trafego de caminhões pesados, de caminhões com eixos levantados e uma série de coisa. Se as estatísticas indicarem que o preço foi sobre fixado eles podem rever a tarifa”.
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