Após condenação por matança de animais, CCZ de Três Lagoas passa por reestruturação
Cidade recebeu prazo de 3 meses para mudar de postura
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cidade recebeu prazo de 3 meses para mudar de postura
Depois de ser condenada pela Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, por sacrificar animais indiscriminadamente, a prefeitura de Três Lagoas anunciou que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da cidade vai passar por um reestruturação, e a partir do ano que vem, a implantação do Programa de Controle Reprodutivo de cães e gatos, determinada pela Justiça, já deve estar funcionando.
Segundo o coordenador do Centro, Christóvão Tabox Bazan, a ação será colocada em prática assim que a reforma do Centro Cirúrgico da unidade estiver concluída. Ele também destacou que o prédio está sendo ampliado para futuramente, atender aos setores de Entomologia e Epidemiologia. As obras tiveram início no mês de agosto com cronograma de execução de oito meses.
O CCZ também vai implantar a Campanha de Adoção Responsável de animais, com palestras e panfletagens sobre a importância da adoção e cuidado responsável de cães e gatos. O coordenador reforça que a unidade não está mais aceitando a eutanásia de animais sadios e a orientação que a unidade tem feito à população, caso o animal esteja doente, que o responsável procure o veterinário de sua confiança para estudar a melhor medida a ser tomada.
A nova postura do CCZ em relação aos animais foi motivada por uma determinação da Justiça, e segundo o vereador Beto Araújo (PSD), presidente da ONG AMEMAIS e denunciante na ação, pela mudança de diretoria. “O antigo coordenador ficou quase dez anos a frente do centro, e durante este período, matou mais de 38.217 animais, destes a maioria sem nenhum tipo de orientação”, explicou.
A sentença, proferida pela juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, da Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos do Município, é primeira nesse sentido do país, e dá a cidade, o prazo de 3 meses para que sejam implantados serviços de controle reprodutivo, além da extinção total de qualquer prática de eutanásia em animais saudáveis.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.