Cotidiano

Amigas eliminam 20 kg cada e ajudam outras 3 mil pessoas a perderem peso

Todos os domingos elas fazem atividades no Horto Florestal

Evelin Cáceres Publicado em 04/10/2015, às 14h20

None
capa_1.jpg

Todos os domingos elas fazem atividades no Horto Florestal

A ideia tem pouco mais de um ano e as amigas Iara Dipp e Mart Wesner já eliminaram mais de 20 quilos cada uma, em uma atitude de muito esforço e determinação. Sem fazer atividades físicas e cercadas de guloseimas, ambas decidiram dar um ponto final e chegar a um objetivo: desfilar saboneteiras por aí.

Tão cantadas por Vinicius de Moraes em “Receita de Mulher”(Gravíssimo é porém o problema das saboneteiras: uma mulher sem saboneteiras. É como um rio sem pontes. Indispensável), o termo se refere aos ossinhos acima dos seios, que saltam nas mulheres mais magras.

E a maravilha em se sentirem lindas foi tamanha que elas não podiam guardar só para si um segredo tão bom, criando o grupo “Saboneteiras R.A.(reeducação alimentar) no Facebook e WhatsApp que já tem mais de três mil membros. Elas contam que a dica é muita salada, poucos doces e atividade física regular. O que, listado, parece fácil. Mas que, na prática, exige cuidado a cada minuto com os deslizes e muito foco.

Para celebrarem os esforços e não perderem a meta nos finais de semana, os membros se reúnem aos domingos de manhã para fazer exercícios no Horto Florestal. Iara, que começou a sua reeducação no dia 14 de maio de 2014, com 115,8kg, eliminou 40, segundo última pesagem na semana passada.

Mart já perdeu 26 quilos. E o projeto conta com outras centenas de histórias de superação. Elas fotografam café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, janta e ceia e mandam fotos nos grupos como forma de incentivo e monitoramento para ver se estão ou não “saindo da linha”.

Iara, que é chef de cozinha e empresária, mostra com orgulho suas fotos de gordinha no Facebook. “Mas comecei a ficar com problemas de saúde, colesterol e triglicerídeos altos. Precisava mudar a minha alimentação. Perder peso é consequência”, avalia.

Organização

O grupo é tão grande que conta com diretoras a cada 100 membros, que ajudam a orientar e dar dicas de como se alimentar melhor. Enfermeira, Cristiane Schossler  tem 33 anos e entrou no grupo em julho de 2014 e, até o momento, perder 22 quilos pela reeducação.

A gerente comercial Cristina Oliveira tem 39 anos e entrou no grupo no último dia 15 de setembro. Já perdeu três quilos. “Estou muito feliz com o grupo, é o terceiro domingo que venho e acredito que elas melhoram a minha autoestima e dão motivação”.

Apesar de ter mais mulheres, o grupo também homens que fazem o acompanhamento. Todos podem acompanhar as atividades pelo Facebook das amigas. 

Jornal Midiamax