Alta produção da mandioca em MS estimula a criação de receitas doces e salgadas

Mato Grosso do Sul colheu mais de 90 mil toneladas de mandioca em 2014
| 19/07/2015
- 22:22
Alta produção da mandioca em MS estimula a criação de receitas doces e salgadas

Mato Grosso do Sul colheu mais de 90 mil toneladas de mandioca em 2014

 

Em virtude da alta produção da mandioca em Mato Grosso do Sul, onde, por exemplo no ano passado foram colhidas 94.7 mil toneladas, a criatividade vem à tona e ajuda na elaboração de pratos doces e salgados, tudo à base da mandioca. A técnica em Economia Doméstica e instrutora do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Vera Lúcia Almeida Milan, explica que a instituição oferece um curso de Benefício e Transformação Caseira da Mandioca.

 “Nós aproveitamos a mandioca em sua totalidade, o tubérculo, a folha e a entrecasca. A entrecasca, por exemplo, é utilizada na receita de palmito, que geralmente usamos em recheios, e de bife empanado”, ressalta. Além desses pratos, são preparadas outras como bolo, torta salgada, biscoito, pão de queijo, chipa e até pudim. “O pudim é uma das receitas que mais surpreendem os alunos. As pessoas não imaginam a quantidade de pratos que podemos preparar com a mandioca, inclusive doces”, comenta Vera Lúcia. A mandioca também é utilizada para a preparação da farinha e do polvilho doce.

Vera também afirma que a mandioca apresenta baixo e custo, de fácil acesso. Além de ser utilizada em várias iguarias, a mandioca tem diversos benefícios para a saúde, pois é rica em carboidratos, vitaminas, sais mineiras e desempenhar a função antioxidante.

A mandioca também beneficia os portadores de doença celíaca por ser livre de glúten e tem propriedades que auxiliam no aumento dos níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar.

Quem tiver interesse pelos cursos oferecidos pelo Senar pode entrar em contato com a instituição pela página www.senarms.org.br ou por meio do telefone (67) 3320-9700.

Veja também

Últimas notícias