As pessoas da terceira idade do Jardim Botafogo, vila Corumbá e Jardim Macaúbas, recebem nesta quinta-feira (2), nas UBSF (Unidades Básicas da Saúde da Família), diversos serviços realizados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Púbica), que preparou ações especiais para este mês, comemorando o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado ontem, 1º de outubro. Os idosos e toda a população poderão participar de uma roda de conversa sobre a importância da saúde do idoso, como também de consulta de aferição de pressão arterial, glicemia de jejum, coleta de PSA e HIV. Os participantes terão ainda, avaliação de pé diabética e atividade física- alongamentos.

A Sesau, em parceria com Universidades, o Conselho Municipal do Idoso e a SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), com as diversas atividades visa qualificar a vida das pessoas acima de 60 anos, promovendo acesso à saúde de qualidade e integração social. As atividades, que já começaram na terça-feira (30), incluem baile dançante, orientação, passeios e visitas culturais e ainda dicas sobre como ter uma alimentação saudável.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa, em nível da prefeitura da Capital, foi comemorado oficialmente ontem, por meio da SAS, que realizou uma programação especial aberta pelo prefeito Gilmar Olarte, em evento alusivo na sede da secretaria, contando com depoimentos em defesa e valorização da terceira idade e uma mesa redonda para discutir os direitos e o combate à exploração da pessoa idosa, conduzida pela juíza da Infância, Juventude e do Idoso, Katy Braum. “Honrar os cabelos brancos, que mostram a experiência adquirida e uma história construída, é um dever social e bíblico”, ressaltou o prefeito, em seu pronunciamento, que foi acompanhado na mesa pela titular da SAS, Janete Belini, e de Tânia Garib, da Setass (Secretaria de Estado de Assistência Social).

As pessoas idosas são aquelas com mais de 60 anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade. Em Campo Grande, a população nesta faixa etária ajustada, é formada por cerca de 90 mil pessoas, correspondendo a cerca de 10% do número de habitantes, segundo dados do IBGE.

Política de saúde para qualidade de vida

A gerente técnica do Programa de Saúde do Homem/Idoso, Rejane Sartor, aponta que o cenário para e com as pessoas idosas é um grande desafio, principalmente na política de saúde, para conseguir que os anos vividos sejam experimentados com maior ou total qualidade de vida. “É nesse sentido que estamos promovendo essa ação, com a intenção de melhorar a convivência social entre essa população e, mais do que isso, melhorar a auto-estima e estimular o envelhecimento saudável”, diz.

Ainda segundo ela, “o envelhecimento deve ser com saúde e o maior desafio, na atenção a saúde da pessoa idosa, é contribuir para que, apesar das progressivas limitações que venham a ocorrer, esta parcela da população possa redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível”.