Tempo nublado pode impedir campo-grandense de ver chuva de meteoros nesta segunda

O tempo nublado pode impedir os campo-grandenses de ver a chuva de meteoros que surgirá da constelação de Órion entre a noite desta segunda (20) e a madrugada de terça-feira (21). O fenômeno é causado pelo encontro da Terra com a órbita do cometa Halley, De acordo com o coordenador do Clube de Astronomia Carl […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O tempo nublado pode impedir os campo-grandenses de ver a chuva de meteoros que surgirá da constelação de Órion entre a noite desta segunda (20) e a madrugada de terça-feira (21). O fenômeno é causado pelo encontro da Terra com a órbita do cometa Halley,

De acordo com o coordenador do Clube de Astronomia Carl Sagan, Renan Aryel, será possível observar o fenômeno em Mato Grosso do Sul a partir das 22 horas. Entretanto, é preciso que o céu esteja limpo. “É torcer para o tempo abrir até chegar a hora”, diz.

O cinturão de Órion pode ser encontrado através das Três Marias, que o compõem e são fáceis de reconhecer. Renan orienta a população a olhar para o horizonte, no sentido leste, onde o sol nasce, para tentar avistar a chuva de meteoros. Outra tática é se sentar o mais longe possível das luzes da cidade, para ter visão mais ampla do céu.

A expectativa dos astrônomos para a chuva deste ano é de uma taxa de 12 a 25 meteoros por hora. Segundo os cálculos dos especialistas, observadores comuns devem esperar ver 5 ou 6 meteoros por hora.

A previsão do tempo para esta segunda-feira é de nublado com possibilidade de chuva e trovoadas em áreas isoladas em todo o Estado.

Conteúdos relacionados