Moradores de bairro da Capital cobram poda de árvores que atrapalham iluminação

Moradores do Residencial Betaville, na rua Abib Possim com a rua Canápolis, na zona sul de Campo Grande, cobram a poda de árvores que atrapalham a iluminação nas vias. As ruas ficam atrás do Clube dos Amigos e, de acordo com quem vive na região, além da falta de luz, a sujeira trazida pelas árvores […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Moradores do Residencial Betaville, na rua Abib Possim com a rua Canápolis, na zona sul de Campo Grande, cobram a poda de árvores que atrapalham a iluminação nas vias. As ruas ficam atrás do Clube dos Amigos e, de acordo com quem vive na região, além da falta de luz, a sujeira trazida pelas árvores tem incomodado.

De acordo com Heloísa Darlene, agente de saúde de 41 anos, que mora na rua Abib Possim há dois anos, a via sempre foi escura. “As luzes da rua não dão conta”, garante. A agente de saúde também citou a sujeira das árvores, que invadem as calçadas.
Outra morada, que não quis se identificar, reclamou dos mesmos problemas e listou mais um. “Acaba a luz direto, quando tem relâmpago cai no fio, porque as árvores são altas”.

A confeitera Pâmela da Costa, de 29 anos, diz que todos cobram a poda. “Não sei quem é o responsável, mas não aguentamos mais. Além da sujeira, tem o perigo à noite”, alerta. Pâmela conta ter medo todo dia quando chega em casa. “Pode ter alguém em cima ou atrás de alguma das árvores. É muito escuro. Só clareia quando tem jogo no clube, que eles ligam os refletores. Mas isso é uma, duas vezes por semana”, explica.

Prefeitura diz que é preciso solicitação

De acordo com a Prefeitura, para realização da poda de árvores da via pública é preciso solicitar e abrir processo na Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). “É preciso preencher formulário requisitando a remoção ou poda e apresentado dados: endereço completo, telefone para contato e justificativa do pedido”.

A partir do recebimento do pedido, a Semadur encaminha um fiscal para uma vistoria. O agente fiscal emitirá um laudo técnico atestando as condições da árvore e se há ou não necessidade de remoção, tratamento ou poda. Se a árvore estiver embaixo de uma rede de alta tensão, o serviço (de poda ou remoção) é encaminhado à Enersul.

A Prefeitura sugeriu ainda o telefone 3314-3153, do setor de arborização da Semadur para retirar duvidas e solicitar fiscalização.

Conteúdos relacionados

Marinete Pinheiro
unei