Tanque de combustível não pertence a nenhum satélite brasileiro, de acordo com Agência Espacial

Técnicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) devem chegar na próxima semana ao Estado para analisar o tanque de combustível que caiu do céu em uma chácara, no município de Santa Rita do Pardo, 268 quilômetros a leste de Campo Grande.  

Segundo informações da assessoria da AEB (Agência Espacial Brasileira) ainda não se sabe se um diretor da agência deverá acompanhar os trabalhos. Ainda de acordo com a AEB o tanque de combustível não deve pertencer a nenhum satélite brasileiro, já que nossos satélites são todos movidos à energia solar. Com a chegada dos técnicos será definido se o objeto será levado para o Instituto para análise mais detalhada.

O caso

Uma chuva de meteoros foi vista no céu na madrugada de domingo (28), à 1h45, em Mato Grosso do Sul, deixando muitas pessoas surpresas com o fenômeno. Pessoas no município de Dourados, Nioaque, e Campo Grande puderam assistir ao fenômeno. Na Capital os meteoros puderam ser vistos da Via Morena.

Em vídeos enviados por leitores do Jornal Midiamax, muitos acharam que a chuva de meteoros pudesse ser um avião caindo, outros que o fenômeno fosse óvnis, bolas de fogo. Há relatos de que várias pessoas acionaram a Policia Militar, de Dourados, com medo do que pudesse ser o fenômeno.

Logo após a suposta chuva de meteoros, um objeto cilíndrico caiu em uma propriedade na madrugada de domingo (28), em Ribas do Rio Pardo, na Chácara Santa Maria. De acordo com relatos do proprietário, o objeto caiu distante da sede 50 metros, e tinha peso de 50 quilos, e 1,70 de tamanho. O fato ocorreu logo após uma suposta chuva de meteoros, que pode ser vista em vários municípios do Estado, mas que logo foi tratada como lixo espacial.