Galeria não comporta água da chuva e alaga rua e casas em Corumbá

No bairro Maria Leite, uma galeria pluvial não suportou o volume e minava água pela calçada, chegando a alagar imóveis na rua Albuquerque esquina com General Dutra. O local é uma área em que tradicionalmente o cruzamento entre aquelas ruas alaga quando chove forte na cidade. Alguns moradores tentaram evitar que a água continuasse entrando […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No bairro Maria Leite, uma galeria pluvial não suportou o volume e minava água pela calçada, chegando a alagar imóveis na rua Albuquerque esquina com General Dutra. O local é uma área em que tradicionalmente o cruzamento entre aquelas ruas alaga quando chove forte na cidade. Alguns moradores tentaram evitar que a água continuasse entrando nas casas, já alagadas, improvisando pedaços de isopor nas portas como proteção.

O secretário Municipal de Infraestrutura, Luiz Mário Preza Romão, que percorreu a região durante a chuva da tarde, destacou que naquele trecho a galeria – que passa por baixo da calçada – é antiga. “Aqui é uma área que ainda não sofreu intervenção, são sistemas antigos de galerias, de 15 ou 20 anos pelo menos. Após identificação e análise do que ocorreu aqui, vamos dar uma definição do que pode ser feito nessa área. É uma galeria antiga que pode ter rompido em algum ponto. Se for obra que exige ação imediata, teremos de realizá-la”, afirmou a este Diário.

O Município trabalha na elaboração de uma carta de drenagem. “Estamos identificando os pontos críticos, os gargalos com relação ao escoamento das águas pluviais. O objetivo é para uma futura identificação dos problemas que ocorrem com o escoamento da água das chuvas pela cidade”, finalizou Luiz Mário.

Volume de chuva

Até às 16 horas desta terça-feira, 10 dezembro, o volume pluviométrico em Corumbá foi de 64,8 milímetros, segundo dados da Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática, que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém na cidade. Em dezembro, o índice de chuva já chegou a 99,4 milímetros cúbicos. A normal climatológica para o mês é de 154,2 milímetros.

Conteúdos relacionados

Vacinação criança