A chegada do verão traz para o Estado pancadas de chuvas e muito calor, situação que vai permanecer durante as festas de fim de ano

Com encerramento da primavera, as 14h11min deste sábado (21), tem início a estação mais quente do ano, o verão. De acordo com o meteorologista Natalio  Abraão, da Estação Meteorológica Anhanguera, com esta mudança as festas de fim de ano serão comemoradas com calor e mais chuvas.

O meteorologista alerta para a ocorrência de veranico durante os próximos seis dias no centro do Estado. Ou seja, haverá um período de estiagem, acompanhado de calor intenso, forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa.

Apesar do sol quente, nesta sexta-feira (20), na região norte de Campo Grande. Para este sábado, durante a manhã, o sol predomina em todo o Estado e as pancadas de chuva ocorrem no período da tarde entre São Gabriel, Rio Verde, Coxim, Sonora, Costa Rica a Chapadão do Sul e Cassilândia. Na região central, a mínima é de 21C° e a máxima de 34C°.

No domingo, o ar quente continua associado à umidade no centro-norte do MS, aumentando a chuva na região. No centro do Estado a mínima fica em 21°C e a máxima 36°C.

Abraão alerta ainda para os cuidados com a saúde nesta estação. Com o período das chuvas, e as temperaturas elevadas, forma-se a combinação ideal para o alastramento dos focos de mosquitos e outros insetos. Coforme o meteorologista, esta condição favorável prevê atenção às doenças tropicais, especialmente a dengue para pessoas e a ferrugem nas plantas.