Por conta deste período de constantes chuvas em todo o Mato Grosso do Sul, os principais rios estão tendo os níveis monitorados pela Cedec/MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) junto com as Coordenadorias dos municípios.

Segundo a Defesa Civil, as primeiras regiões a apresentarem sinais de cheia são Miranda, Aquidauana e Coxim. Também são analisadas informações das cabeceiras dos rios e da situação de outras regiões como Cáceres, no Mato Grosso, até os pontos em que o rio atravessa o território Sul-Mato-Grossense.

Para saber os níveis d’água o órgão estadual utiliza observadores das Coordenadorias Municipais, presente nos 78 Municípios. Os contatos são feitos por telefone. “Todos os dias recebemos informações, que são fornecidas pelas Coordenadorias Municipais, sobre o nível dos rios. Com isso podemos perceber que nenhum deles tem apresentado níveis elevados. Não estamos em estado de alerta até o momento”, pontuou o Major da Defesa Civil Estadual, Adriano Noleto Rampazo.

As ações de monitoramento devem continuar sem previsão de término. A Defesa Civil alerta que é preciso ficar atento às recomendações do órgão, caso algum Município apresente situações críticas.