O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou hoje (26) que está desde ontem em estado de atenção, por causa do desabamento de três prédios no centro da cidade, na noite passada. Existe previsão de o que poderá prejudicar a busca por vítimas.

O chefe executivo operacional do Centro de Operações, Sávio Franco, disse que por causa da possibilidade de chuvas que podem ocorrer entre o fim da noite de hoje e início da madrugada desta sexta-feira (27), o órgão irá oferecer boletins informativos meteorológicos extras ao longo do dia, para auxiliar os agentes no trabalho de resgate de vítimas.

“Teremos outros boletins extraordinários ao longo do dia para colocar todos os operadores, todas as equipes de rua já com mais essa atenção voltada para chuva, alagamentos e para qualquer outro tipo de impacto que ela possa trazer”.

De acordo com o órgão, as avenidas 13 de Maio, onde ocorreu o acidente, e Almirante Barroso permanecerão interditadas até terminar a remoção dos escombros. Já a rua Senador Dantas, paralela à do desabamento, opera com mão invertida entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Evaristo da Veiga.

Segundo Franco, as câmeras do Centro de Operações auxiliaram na mobilização das equipes da Prefeitura, como agentes de trânsito, Defesa Civil e das secretarias, que contribuíram para a rapidez nos atendimentos.

“O Centro foi criado para que as pessoas percebam que estão sendo cuidadas. Em um acontecimento desse, tomar as medidas o mais rápido possível para tentar minimizar e salvar vidas. Esse é o nosso grande objetivo aqui”.

O Centro de Operações é um órgão da Prefeitura que funciona 24h durante os sete dias da semana e conta com aproximadamente 50 funcionários, entre meteorologistas e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).