Em Paranaíba, vaca cai em fossa no Bairro Industrial de Lourdes

Uma vaca deu bastante trabalho ao seu dono na manhã de hoje. O animal caiu em uma fossa que está sendo construída em uma casa na rua Braz Dias da Silva, no Bairro Industrial de Lourdes, em Paranaíba. Auxiliado por amigos e pelo Corpo de Bombeiros, o dono da vaca teve bastante dificuldade para resgatar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Uma vaca deu bastante trabalho ao seu dono na manhã de hoje. O animal caiu em uma fossa que está sendo construída em uma casa na rua Braz Dias da Silva, no Bairro Industrial de Lourdes, em Paranaíba. Auxiliado por amigos e pelo Corpo de Bombeiros, o dono da vaca teve bastante dificuldade para resgatar o animal – o resgate durou mais de duas horas.
Quando os trabalhadores da obra chegaram ao local, por volta das 6h, notaram que a vaca estava dentro da fossa, que é coberta por tábuas; a proteção suporta o peso de uma pessoa, não o de um animal de grande porte. A vaca deve ter caído à noite ou na madrugada.
O animal foi amarrado com uma corda para ser erguido por um trator pá carregadeira. As primeiras tentativas falharam, uma vez que era difícil amarrar a vaca em um espaço bastante pequeno. Foi cogitada a hipótese de sacrificar o animal, até que a vaca foi presa e erguida pelo trator.
De acordo com a Vigilância Sanitária (Visa), o proprietário do animal foi multado anteriormente por deixar animais soltos na rua e será notificado mais uma vez.
Segundo Estênio Roberto de Freitas, fiscal da Visa, a população local é ciente de que é proibido criar animais no perímetro urbano; portanto, os animais soltos nas ruas (cavalos ou vacas) são apreendidos e destinados a um espaço da Vigilância. Para retirar o animal, o proprietário paga uma multa de R$ 540 – se o proprietário for reincidente, tem que pagar o dobro.
Por meio do telefone 3669-0094, a população pode denunciar em relação aos animais soltos nas ruas.
Estênio lembrou que o espaço onde os animais são presos foi “conseguido” pela Visa, uma vez que o município não conta com um centro de zoonoses, que é, conforme o fiscal, é uma necessidade urgente de Paranaíba.
Em relação aos animais de pequeno porte, Estênio disse que a situação é ainda mais complicada sem o centro de zoonoses. “A criação desse espaço é de grande importância, porque existem muitos cachorros e gatos soltos na cidade. O centro de zoonoses iria colaborar muito com o nosso trabalho”, finalizou.

Conteúdos relacionados