Chuva alaga berçário de creche em Corumbá

A chuva que caiu na madrugada desta terça-feira, 27 de novembro, impediu o funcionamento do berçário da creche municipal Valódia Serra, localizada no bairro Cervejaria, ao lado da escola Tilma Fernandes Veiga, em Corumbá. A precipitação de 10,4 milímetros cúbicos – segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – alagou o espaço dedicado às crianças […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A chuva que caiu na madrugada desta terça-feira, 27 de novembro, impediu o funcionamento do berçário da creche municipal Valódia Serra, localizada no bairro Cervejaria, ao lado da escola Tilma Fernandes Veiga, em Corumbá. A precipitação de 10,4 milímetros cúbicos – segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – alagou o espaço dedicado às crianças de colo.

Uma telha quebrada permitiu que a água invadisse o berçário. Logo cedo, o quarto estava inundado e baldes e banheiras foram usados para conter as goteiras. A água da chuva infiltrou pelo teto e também escorria pelos bocais de lâmpadas e ventiladores.

As crianças, que não ficam no berçário, foram deslocadas para passar o dia letivo no refeitório da creche. A cozinheira Heveline Alves de Oliveira, mãe de uma criança do berçário teve de voltar para casa com a filha porque não havia como deixá-la na creche por conta da água que tomou conta de grande parte do estabelecimento de ensino.

“Quando cheguei vi as salas inundadas, pingando água dos ventiladores e dos bicos de luz. Não tinha condições de as crianças ficarem. Eu trabalho e tive que faltar, pois não tenho com quem deixar [a minha filha]. Isso me preocupa com certeza”, disse.

O secretário Municipal de Educação, Hélio de Lima, disse que a Prefeitura já se mobiliza para solucionar os problemas enfrentados na creche e na escola para evitar maiores transtornos para estudantes e familiares.

“Tem uma árvore que bate no telhado, deslocou as telhas e entrou água na creche. Hoje as equipes do Meio Ambiente vão lá para tirar esses galhos. Vão fazer isso hoje e a Prefeitura está tomando providências, com equipes da Secretaria de Infraestrutura, para solucionar essa questão do alagamento na escola. Só que estamos no período de chuva e não é resolvido de uma hora para outra. Há toda tramitação de processo licitatório e encaminhamentos, mas estamos tomando providências”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, também será resolvido o problema do matagal que toma conta do pátio da escola e da creche. “O prefeito lançou um mega operação contra a dengue e inclui a escola nessa ação para limpeza”, informou.

Hélio de Lima também destacou que foi comunicado anteriormente pela direção da creche e da escola sobre os problemas, mas a Secretaria de Educação depende de outras pastas da administração para executar os serviços. “Houve comunicações anteriores, mas a Educação depende de outras secretarias como a de Meio Ambiente para a poda de árvores e Infraestrutura para partes físicas. Mas é importante saber que a Prefeitura está providenciando os encaminhamentos para resolver essas questões”, argumentou. A creche atende 70 crianças.

Conteúdos relacionados

chuva