O Brasil doou nesta sexta-feira US$ 100 mil a El Salvador para um programa de ajuda psicológica para cerca de cinco mil crianças salvadorenhas afetadas pelo forte temporal que castigou o país há um ano.

O programa será executado pelo escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em El Salvador, informou a chancelaria em comunicado.

O embaixador do Brasil em El Salvador, José Fiuza Neto, entregou a doação em um ato que também contou com a participação do chanceler salvadorenho, Hugo Martínez, e do representante da Unicef no país, Gordon Jonathan Lewis.

Martínez explicou, segundo a nota oficial, que o programa “permitirá uma recuperação da saúde mental de aproximadamente cinco mil meninos e meninas pertencentes a 50 centros escolares em nível nacional que foram danificados” pelas chuvas.

O chanceler acrescentou que o programa de apoio psicossocial que será desenvolvido pela Unicef “empregará a metodologia conhecida como “Jogo Justo”, que promove a reincorporação à vida normal e a liberação do estresse através do esporte e de atividades lúdicas”.

O temporal ocasionado pela depressão tropical 12E em outubro de 2011 causou perdas milionárias em El Salvador e em outros países da América Central, com um saldo de 123 mortos em toda a região, 34 deles somente em El Salvador.