Bairro de Dourados recebe mutirão da dengue

Considerada a região com maior índice de infestação pelo Lira (Levantamento do Índice de Infestação Rápido para o Aedes aegypti), o Jardim Água Boa recebeu o mutirão de combate à dengue, desenvolvido pela Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde.Pelo menos 70 agentes visitaram 2.144 residências e eliminaram 19 focos. Foram retirados dos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Considerada a região com maior índice de infestação pelo Lira (Levantamento do Índice de Infestação Rápido para o Aedes aegypti), o Jardim Água Boa recebeu o mutirão de combate à dengue, desenvolvido pela Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Pelo menos 70 agentes visitaram 2.144 residências e eliminaram 19 focos. Foram retirados dos quintais, lixos recicláveis que funcionam como criadouros do mosquito, o que contribui para a proliferação da doença.

Conforme o Lira, os locais com maior infestação de larvas do mosquito são vasos de plantas e pratos, bebedouro de animais, lixo e outros resíduos sólidos, encontrados em quintais de residências e terrenos baldios.

A ação contou também com atividade de orientação à comunidade sobre métodos de combate e os problemas ocasionados pela dengue, promovida no CSU (Centro Social Urbano).

Nesta sexta-feira (20) o mutirão será realizado na região do Jardim Maracanã. Ainda na sexta, a comunidade poderá participar do “Dia D” de combate à dengue, quando serão desenvolvidas ações na Praça Antônio João. Será feito um trabalho de sensibilização durante todo o dia na área central.

O último mutirão do mês, dia 27, acontece no Jardim Itália, com a realização de visitas domiciliares, trabalho mecânico e educativo.

Doença – Dourados fechou 2011 com 329 notificações de dengue, das quais apenas 69 casos foram positivos. Em comparação a 2010, a redução foi de 96% no número de notificações. Os casos confirmados caíram 98,5% Naquele ano, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde registrou 8.122 notificações com 4.695 casos positivos.

Junto com as ações compartilhadas foram feitas 20.152 visitas domiciliares, notificados 740 terrenos baldios e feitos vários mutirões nos bairros com maior índice de infestação do aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Para este ano, com o risco da entrada do vírus tipo 4 em Dourados, a determinação do prefeito Murilo é fechar o cerco contra a dengue envolvendo toda a sociedade. Para isso a Secretaria Municipal de Saúde já organizou um calendário de ações para o ano inteiro em toda a cidade.

Conteúdos relacionados