Os equipamentos foram entregues às lideranças comunitárias e servirão para coletar pré- nos cursos gratuitos do Sesi e Senai

No âmbito do Ação Fiems Campo Grande, foram entregues, durante todo a tarde de ontem (04/09), totens para lideranças comunitárias de mais 6 novos bairros da Capital como parte da ampliação do Programa anunciada semana passada pelo presidente Sérgio Longen. Agora, os moradores das regiões próximas aos bairros Vila Popular, Zé Pereira, Jardim Imá, Santo Amaro, Vila Nasser e Santo Antônio podem fazer as pré-matrículas nos cursos gratuitos de inclusão digital do Sesi e de formação profissional do Senai.

Segundo o coordenador do Ação Fiems Campo Grande, Artur Quintella, com a entrega dos totens e as orientações às lideranças quanto à captação dos alunos, o trabalho começa efetivamente nessas novas regiões da cidade. “Também entregamos a eles cartilhas com os detalhes dos cursos e definimos o horizonte de 30 dias para a permanência dos totens. Também evidenciamos a necessidade de uma quantidade mínima de alunos para a composição das turmas e orientamos quanto à importância de não haver evasão”, declarou.

Ele disse ainda que o intuito é atender as necessidades dos moradores quanto aos cursos de formação profissional e de inclusão digital. “Queremos atender a expectativa desses novos bairros de forma rápida e eficaz”, disse Artur Quintella. Na Vila Popular o totem foi entregue ao presidente da Associação dos Moradores Josenil Siqueira Pereira e ao vice-presidente Evangelista Laurindo Ferreira.

“Com o totem aqui fica muito mais fácil. Nós já informamos sobre a realização dos cursos e quem estiver interessado já faz a inscrição, isso ajuda bastante”, declarou Evangelista Ferreira. O totem ficará instalado na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Campo Grande. “Este é um bairro em que os moradores tem o perfil de buscar trabalho nas indústrias e com certeza vamos formar muitos trabalhadores. Já existe, inclusive, uma lista com 120 nomes de pessoas interessadas”, disse o presidente do Sindicato Reinaldo Salomão.

No comércio

Para conseguir o maior número possível de interessados, nos bairros Vila Nasser e Zé Pereira, os totens ficarão em dois pontos comerciais. No caso da Vila Nasser, por exemplo, a ferramenta foi instalada no Mercado Arantes, localizado na Rua Luciara, 630. “O mercado tem um fluxo maior de pessoas e com certeza vamos conseguir captar inscrições. Já conversei com alguns moradores e eles estão ansiosos”, declarou o presidente da Associação dos Moradores da Vila Nasser, José Carlos da Costa.

O comerciante Altamiro Sandim contou que muitos moradores comentam que querem fazer cursos de qualificação gratuitos do Senai. “Agora chegou a oportunidade para esse pessoal’, disse. Já no Zé Pereira o totem para receber as pré-matrículas foi instalado no Supermercado Gaspar, localizado na Rua Engenheiro Amélio C. Baís, 2.808, onde o comerciante Juraci Gaspar declarou que a comunidade precisa dessa atenção e que ele se sente satisfeito em poder, de alguma forma, contribuir. “Gosto de me envolver com a comunidade e vou ajudar em tudo o que puder”, garantiu.

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Zé Pereira, Alberto Vitalino de Campos, pontuou que no bairro dele a presença do Sesi e do Senai já era uma reivindicação dos moradores. “O pessoal solicita a realização de cursos por aqui e eu estou muito feliz por ter sido atendido”, disse. No Jardim Imá, a princípio, o totem vai ficar na casa da presidente da Associação de Moradores, Quitéria Siqueira, que está localizada na Rua Salvador, 102.

“Os moradores estão interessados em cursos de qualificação, principalmente os de mecânica, eletricista e também de cursos na área da panificação”, contou Quitéria Siqueira. Empenho para divulgar os cursos não vai faltar no Bairro Santo Antônio, pois, segundo o presidente da Associação dos Moradores Miguel Benedicto Gileno, ele vai cuidar pessoalmente da divulgação. “Vou de porta em porta informar os moradores sobre os cursos que poderão ser realizados. Só não vai fazer quem não quiser mesmo”, declarou.

No Bairro Santo Amaro, o curso de informática deve ser o mais procurado. “Trabalhei por sete anos na escola e coordenava os cursos, acredito que o de informática deva atrair mais interesse dos moradores do bairro. A expectativa é a melhor possível”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro, Oscar Mohr, informando que a ferramenta ficará na sua residência, localizada na Rua Santo Amaro, 652.

Serviço – Informações sobre os cursos oferecidos pelo Ação Fiems podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3321-0421