Com dias mais longos do que as noites, o verão chega e as temperaturas, que já estão altas, podem subir ainda mais. A estação mais quente do ano também traz muita chuva para Mato Grosso do Sul.

Com dias mais longos do que as noites, o verão chega e as temperaturas, que já estão altas, podem subir ainda mais. No período de 22 de dezembro a 20 de março, a estação mais quente do ano também traz muita chuva para Mato Grosso do Sul.

De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, as chuvas desta época são de curta duração, porém fortes, e ocorrem principalmente durantes as tardes. Em Mato Grosso do Sul, elas estarão dentro da normal climatológica e pode haver veranicos de quatro a sete dias sem chuva, na maior parte do Estado.

Os totais de chuva variam em torno de 350 mm e 550 mm e algumas regiões do MS devem ficar com valores de chuva abaixo e outras acima da normal histórica. No norte e nordeste do Estado, pode chover até 15% abaixo da média. Já na região central, leste e sudeste devem ficar dentro da média histórica ou até 5% acima dela. No sul, sudoeste e oeste, dezembro pode ficar 10% abaixo da média e em janeiro, fevereiro e março dentro da normalidade.

Sobre as temperaturas, neste verão devem ficar até 4 graus acima da média histórica do Estado, variando a máxima de 29ºC a 36ºC. Também de forma atípica, não deverá haver passagem de frente fria até meados de março, o que, segundo Natálio Abraão, é bem comum nesta época do ano.