Os restos da poda de três árvores estão causando preocupação e dor de cabeça a moradores próximos ao cruzamento das ruas José Garcia Lopes Filho e Fidelo Mariana de Almeida, no II em .

Os moradores pedem a retirada dos galhos, troncos e folhas por parte da prefeitura. Desde a última sexta feira (26) os restos de árvore estão no local. Da calçada foram feitas as podas radicais das três árvores, com autorização de Gerson Espíndola, o presidente da Associação de Moradores dos bairros União I e II.

A aposentada Brasília Rossatt Dias, 58, mora no endereço onde foram podadas as árvores. De acordo com ela, as raízes estavam destruindo os pisos da casa e estourado a fossa existente no local.

Por conta dos galhos que tomam conta de praticamente metade da pista, há o risco acidentes ou de alguém atear fogo de forma criminosa. “Não dá para retirar de carroça, isso aqui está um perigo”, disse a moradora.

De acordo com Gerson Espíndola, a associação de moradores já procurou a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) e a Prefeitura, porém até o momento não foi feita a remoção.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, para realizar podas de árvores é preciso acionar a Semadur. Quando o serviço é feito pela secretaria, que mantém um contrato com uma empresa terceirizada, os galhos de árvores são levados pelo caminhão da empresa. 

Quando a pessoa está com pressa e ela mesma realiza o serviço, como foi o caso do bairro Oliveira II, a prefeitura orienta que é preciso que a mesma pessoa dê destino aos galhos de árvore. É uma normatização prevista na Lei Municipal 2909/92, que regulamenta a conduta do cidadão em relação a limpeza de vias públicas.