Em Campo Grande, grupos estão realizando campanhas de arrecadação de alimento, roupas, móveis e dinheiro para as famílias afetadas pela em Anastácio e Aquidauana.

Os rios já estão voltando a seu leito normal e as famílias ribeirinhas retornando para suas casas, porém a solidariedade da população sul-matogrossense com as vítimas das chuvas continua. Em Campo Grande, grupos estão realizando campanhas de arrecadação de alimento, roupas, móveis e dinheiro para as famílias afetadas pela chuva em Anastácio e Aquidauana.

Acadêmico do curso de Direito, Rafael Rodrigues, 18 anos, junto com os outros alunos está arrecadando materiais dentro da universidade e ainda viabilizaram com o coordenador do curso um certificado de 20 horas aulas para que contribuir com a campanha.

No primeiro dia, foi arrecadado mais de 80 quilos de alimentos e cerca de R$ 700, que serão reunidos e encaminhados para as famílias de Anastácio e Aquidauana que foram afetadas pela chuva. Quem estiver interessado em ajudar pode fazer suas doações na esquina na Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de maio.

Municípios

A Secretaria de Assistência Social do município de Aquidauana já recebeu várias doações da população, de órgãos e entidades públicas e privadas e está repassando para as vítimas das cheias, tanto as famílias que estão em abrigos quanto em casa de parentes.

Como o trabalho de arrecadação e distribuição foi quase simultâneo e de emergência não foram contabilizados pela secretaria o número total de doações. Porém, sabe-se que 10.100 peças de roupas foram arrecadas e distribuídas para 68 famílias em abrigo e 166 famílias em casa de parentes.

Além disso, foram arrecadados materiais de limpeza, de higiene e alimentos. Atualmente, a campanha ‘Maior que a força das águas é a força da solidariedade’ realizada pela coordenadoria da mulher e conselho da mulher de Aquidauana ainda está recolhendo doações para as vítimas.

Já no município de Anastácio, nesta semana a instituição Legião da Boa Vontade (LBV) doou 1200 quilos de alimentos, além disso, já receberam 90 cestas básicas da defesa civil e demais doações da população em geral, que diariamente vai até a secretaria de Assistência Social entregar materiais.

A primeira dama do município, Cynthia Figueiredo, explica que para continuar a assistência aos atingidos, no aniversário de Anastácio será montada uma tenda para arrecadação de alimentos e demais materiais.