“Na noite passada meus filhos não dormiram de emoção”, contou Pablo Magallanes, pai de dois meninos, de 7 e 9 anos, que neste sábado receberam a visita do ex-jogador brasileiro Dunga a Villa Esperanza, um dos bairros mais pobres de Caracas, para inaugurar um campo de futebol.

Dunga, capitão da seleção brasileira que conquistou o “Tetra” em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, foi recebido entre abraços, fotos e pedidos de autógrafos por uma multidão de crianças, muitas com a camisa ‘canarinho’.

“É muito importante o futebol na vida destes meninos, porque o futebol ensina disciplina e a vencer ou perder, mas sempre em equipe”, disse Dunga, que também dirigiu a seleção brasileira.

“Agora estarão ocupados com o esporte e não terão a cabeça vazia. Isto é vital para afastá-los da violência”, destacou Dunga sobre os mais de mil jovens que vivem na comunidade carente de Villa Esperanza.

“Este é um esporte que vai ajudá-los no relacionamento e a formar equipes com outros jovens para uma boa finalidade”, estimou Nelsy Morales, mãe de José Alejandro, que aos quatro anos já mostra algum talento para o futebol.

O campo de grama artificial é o primeiro do município de Sucre, na região de Caracas, e faz parte de um grande projeto social para promover o esporte e reduzir a violência na zona.

O prefeito de Sucre, Carlos Ocariz, revelou que o campo é resultado de uma parceria entre o governo local e a equipe de futebol do Deportivo Petare, da primeira divisão, que empresta seu nome ao projeto social, que também busca garimpar futuros atletas profissionais.

Neste final de semana serão inaugurados outros dois campos e distribuídas as primeiras 100 vagas, tudo com a presença de Dunga.

No total, a prefeitura de Sucre prevê inaugurar 15 campos de futebol em comunidades carentes nos próximos meses, para atender cerca de mil crianças e jovens praticantes do futebol.

“Brasil será uma potência no futebol somente até instalarmos todos os campos”, brincou Ocariz.

“Já temos os campos, agora os meninos precisam perseguir seus sonhos, aproveitar esta oportunidade e melhorar tecnicamente até se tornar grandes jogadores”, disse Dunga aos jovens que já corriam pela grama mostrando suas habilidades com a bola.