A Defesa Civil de Minas Gerais começou hoje (26), em Belo Horizonte, a fazer o carregamento de parte do material arrecadado pela população mineira e também de materiais de ajuda adquiridos pelo governo do estado para distribuir nas cidades atingidas pelas chuvas desde outubro.

A ajuda será levada às regiões leste e sul do estado e atenderá os seguintes municípios: Três Corações, Careaçu, Pouso Alegre, Ipuiuna, Baependi, Aiuruoca, Carvalhos, Alagoa, Jampruca, Mantena, Goiabeira, Resplendor, Itueta, Itanhomi e Divinolândia de Minas. Dentre o material arrecadado, estão 15 toneladas de alimentos em cestas básicas, 1.500 caixas de água potável, kits de higiene pessoal e 450 sacos de roupas.

O número de cidades em estado de emergência no estado subiu hoje para 102, com as enchentes que atingiram os municípios de Itamarandiba e Soledade. Em Minas Gerais, há mais de 17 mil pessoas desalojadas de suas casas e morando provisoriamente na casa de parentes ou amigos. Cerca de 2,6 mil estão em abrigos públicos.

A Defesa Civil contabilizou ainda, entre os danos materiais, 6,7 mil casas danificadas e 253 destruídas. Também foram atingidas pontes, sendo que 156 estão destruídas e 488 foram danificadas. Ainda de acordo com a Defesa Civil, até o próxima dia 31, ocorrem chuvas isoladas, principalmente no sul do estado e no Triângulo Mineiro.