O município de Ribas do Rio Pardo decretou nesta sexta-feira (11), em publicação no Diário Oficial, situação de emergência no município, em virtude do grande volume de chuvas de caíram no período de 01 a 08 de março. O volume esperado para todo o mês era de 150 milímetros e em apenas 8 dias 253.

Em Ribas, aproximadamente 6.000 pessoas foram afetadas. Além das cheias dos rios Pardo, Botas e Mantena, os problemas em estradas e pontes são inúmeros. Regiões estão isoladas e as aulas em toda a rede municipal estão suspensas até o dia 15, pois o transporte escolar está 100% parado. O município possui 53 linhas que percorrem quase 9000 km por dia.

Na área urbana, os maiores problemas estão nos bairros Parque Estoril e Jabour, onde verdadeiras voçorocas afloraram nas vias. Com o transbordamento do Rio Botas, seis famílias perderam suas casas e foram abrigadas nas casas de parentes.

Ribas do Rio Pardo possui um território de 17.309 km² e uma população de 21 mil habitantes, conforme dados do IBGE. Os prejuízos foram principalmente na zona rural.