As fortes chuvas que caíram nos últimos dias, deixaram apavorados todos os produtores rurais que estão em plena colheita da soja na região de Nova Andradina.

“Estamos aproveitando os dias de sol, para que possamos adiantar a colheita da soja, pois se as chuvas persistirem, poderá começar a comprometer boa parte de nossa safra, como já vem ocorrendo em outras regiões do estado”, disse um produtor à nossa reportagem.

No município de Taquarussu não é diferente, a colheita está sendo feita dia e noite e alguns pequenos produtores, ainda sofrem com a falta de colheitadeiras e caminhões para o transporte da soja até os secadores, pois muitos deles dependem de outros, que também estão com a colheita atrasadas.

De acordo com José Antonio Santos Filho, gerente de uma cooperativa de grãos da cidade de Nova Andradina, a safra está extremamente atrasada e segundo ele, foram colhidos pouco mais de 35% das lavouras de sojas da região, sendo que, nesta época do ano, já deveria ter colhido 60% de toda a safra. O gerente disse ainda que muitos caminhoneiros estão enfrentando fila para descarregar nos armazém da cooperativa e esse tempo é que gera o atraso nas lavouras.

Muitos produtores de outras regiões do estado vêm sofrendo com as chuvas dos últimos dias. A região mais afetada é a de Maracajú, onde boa parte das lavouras de soja foram perdidas em consequencia das chuvas.

O governador já decretou estado de emergência e disse que estado e municípios irão sofrer muito com a perda das lavouras.