Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1874 – Imagem da santa padroeira volta à Coimbra

Imagem foi levada para Cuiabá por ocasião da ocupação paraguaia
Opinião -

A imagem de N.S. do Carmo, retirada da capelinha do forte, por ocasião da ocupação paraguaia, em dezembro de 1864, e levada para pela mulher do comandante das forças brasileiras, coronel Portocarrero, é devolvida à origem, em 27 de junho de 1874:

A trasladação efetua-se com imponência sem igual, sendo a imagem acompanhada desde a praça da Sé à rampa do porto geral, ao longo da rua 13 de Junho, trapizada de folhagens pela população inteira de Cuiabá. As varas de pálio, sob cujo docel ia o venerando bispo d. José Antônio dos Reis conduzindo a imagem, foram sustentadas durante o trajeto por veteranos da guerra. Escolhidos entre os que tomaram parte na defesa de Coimbra.
Logo depois do pálio viam-se em grande uniforme o general José de da Silva Reis, presidente e comandante das armas da província; o almirante barão de Melgaço, autoridades e comandantes militares. Seguia-se a tropa em pelotões; grupos de colegiais, famílias e crescida multidão fechavam o préstito

“O Liberal”, jornal de Cuiabá, de 3 de julho de 1874, publicou a despedida da santa, com detalhes:

FESTIVIDADE RELIGIOSA – No dia 27 do corrente foi conduzida por S. Exa. Rvems. para bordo do vapor LEOCADIA, afim de ser levada para o Forte Coimbra, a imagem de N. S. do Carmo, padroeira daquele forte.

Há 10 anos sua excelência reverendíssima foi receber no Porto com o coração livre de dor e banhado de lágrimas acompanhado por uma multidão que curtiu em silêncio os desastres da província. A virgem do Carmo foi tirada e conduzida de Coimbra para esta cidade quando o forte teve de render-se ao inimigo após 2 dias de heróico combate.

Reconstruída hoje aquela praça de guerra pelo  major Francisco Nunes da Cunha, pediu este a transladação da padroeira para a sua Capela. A procissão do dia 27 foi a mais solene e concorrida que temos visto, quando séquito em mais de 4000 pessoas em todas as classes desde os primeiros funcionários sua excelência reverendíssima conduzia a imagem debaixo do pálio carregado por 6 cidadãos dos que assistiram ao combate de Coimbra, os quais traziam pendentes as respectivas medalhas.

A meio caminho para o Porto teve lugar o encontro da procissão de São Gonçalo, no segundo distrito e seguiram ambas até o porto de embarque. S. Ex. reverendíssima embarcou-se então em um escaler, convenientemente preparado, acompanhado pelo senhor general Miranda Reis e dirigindo-se para a bordo do vapor LEOCADIA, onde estava preparado um decente altar, algumas senhoras e cavalheiros acompanharam até ali a padroeira de Coimbra. O vapor estava embandeirado em arco e o seu digno comandante, o senhor Boaventura da Mota, recebeu os seus ilustres hópedes da maneira mais obsequiosa.

Para tornar mais bela e importante a procissão, o digno diretor do de guerra, o senhor capitão Cunha Barbosa, fez construir dois lindos arcos, formando uma formosa alameda. Os cacs da e os lugares próximos, estiveram apinhados de povo até quase desaparecer o vapor com guarda honra de honra e salva de artilharia.
FONTE: Estevão de Mendonça, Datas Matogrossenses, 2a. edição, Governo do Estado, Cuiabá, 1973, página 332.

LIVRO GRÁTIS

HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE , de Sergio Cruz.

Promoção cultural do MIDIAMAX, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito.Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
TikTok

TikTok enfrenta nova investigação de privacidade da UE sobre transferência de dados para China

MS não entra em ranking dos 10 estados que mais pedem pizza por aplicativo

Juiz dos EUA veta decreto de Trump sobre cidadania mesmo após decisão da Suprema Corte

Por que carros elétricos podem ser proibidos de andar aos domingos no Parque dos Poderes?

Notícias mais lidas agora

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Só prisão é capaz de ‘parar’ Claudinho Serra, dizem desembargadores ao negar HC

‘Coach’ acusou pai de assediar namoradas antes de matar idoso a facadas em Campo Grande 

câmara projetos salário

Doação de terrenos, vagas no SUS e ISS: vereadores aprovam 27 projetos antes do recesso

Últimas Notícias

Trânsito

Carro fica destruído ao bater em poste na BR-262 na região do Urucum

Apesar do grande estrago, o motorista não sofreu ferimentos graves

Polícia

Réu por assassinar a própria mãe com golpes de pá tem júri marcado em Campo Grande

O julgamento de Diego Pires está marcado para o dia 20 de agosto

Brasil

Lula: governo vai recorrer à OMC contra tarifas dos Estados Unidos

Presidente afirmou ainda que vai recorrer a OMC

Cotidiano

Atrativo de Bonito é liberado pelo Imasul 4 meses após suspensão por ataques de peixes

Atrativo chegou a ser fechado após inúmeros episódios de mordidas de peixe em humanos