Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Presidente Lula da Silva segura Carlos Lupi no ministério por questão de governabilidade

Lula precisa do apoio do PDT, o partido mais fiel da base nas votações de pautas do Governo depois do PT
Opinião -

Os votos do PDT

Além de não encontrar quem queria assumir o mega pepino da Previdência, o presidente Lula da Silva segura Carlos Lupi no ministério por questão de governabilidade. Não é hora de perder votos preciosos, diante de um Congresso ainda com fortes nomes bolsonaristas. Lula precisa do apoio do PDT, o partido mais fiel da base nas votações de pautas do Governo depois do PT. São 17 deputados e três senadores. Pedir um nome ao partido para substituir Lupi é tiro no pé, porque o ministro controla a bancada e a legenda desde a morte de Leonel Brizola.  Lupi trabalhou estes anos todos consolidando seu poder na presidência da sigla e elegendo delegados afinados com sua agenda, saindo-se eleito presidente nas convenções. Lupi é o manda-chuva da legenda e não há plano B. A não ser que Lula queira correr o risco e tirar o partido da Previdência. A pasta lida com um eleitor que, a despeito da não obrigatoriedade do voto, faz questão de votar: o aposentado. Daí o tamanho da crise para Lula e os mandatários do PDT. 

Papo de caciques

Mario Negromonte, ex-deputado federal e pai do deputado Negromonte Júnior (PP-BA), passou por em busca de um acordo com o deputado João Leão (PP-BA), seu atual desafeto – antes chegaram a dividir o apartamento funcional. Negromonte quer continuar alinhado ao governador Jerônimo (PT), enquanto Leão não quer: seu filho Caca Leão é secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, do carlista Bruno Reis. 

Canta, ministra!

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, deve ser ouvida hoje, se aparecer, em audiência na Câmara dos Deputados, promovida pelas Comissões de Cultura e de Fiscalização Financeira e Controle. Para explicar os cachês que recebeu como cantora em shows no Carnaval de 2025 em capitais do Nordeste. Além de denúncias envolvendo o Programa Nacional de Comitês de Cultura.

Mineirada no

No início de junho, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, irá a Osaka, no Japão, com dezenas de grandes empresários do Estado, muitos membros da Federação das Indústrias de Minas. Osaka, 2ª maior cidade da terra do sol nascente, sedia até 13 de outubro a EXPO 2025, uma das maiores feiras do planeta.

Velozes e… multados

O excesso de velocidade é a principal causa de multas para motoristas de Brasília, com 51% das infrações. Os dados, coletados pela Zapay, analisaram mais de 800 mil multas entre janeiro de 2023 e março deste ano. O levantamento também apontou uma alta no número de infrações relacionadas à circulação irregular (13,4%) e documentação (22%). 

Que aumigo! 

Na quarta-feira passada (23) a Câmara realizou sessão para discutir os maus tratos aos animais e três cães participaram do evento – um labrador, um pastor alemão e uma pastora malinois. De acordo com um deputado presente, “esta Casa seria muito melhor se tivéssemos mais destes por aqui”.

ESPLANADEIRA

#Oxy Rackets anuncia patrocínio de nove jovens do Beach Tennis brasileiro. #Denis Santini, CEO da CommUnit, comanda hoje evento para franqueados em BH. #Holding SM lança MBA em parceria com o Instituto Brasileiro de Consultoria. #Delfia será patrocinadora institucional do MASP até março de 2026. #MV se apresenta hoje no Web Summit Rio inteligência artificial aplicada à saúde. #Messer Gases atinge marca de € 4,5 bilhões em vendas globais em 2024.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Correios: Falha de rastreamento e atraso nas entregas geram reclamações repentinas

Loterias Caixa sorteia prêmios milionários em cinco modalidades nesta quinta-feira

Tarifa zero de energia: cerca de 100 mil famílias ainda não aderiram ao programa em MS

Aumento do IOF ofusca congelamento e dólar sobe

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Leitos custeados pelo Governo de MS já estão em funcionamento no São Julião

Últimas Notícias

Sem Categoria

Polícia pede interdição judicial de bar conceituado no Jardim dos Estados em Campo Grande

Estabelecimento é alvo de diversas reclamações há meses e, mesmo com ‘batidas’ da polícia continua funcionando

Esportes

Calderano vence de novo e vai às quartas do Mundial de Tênis de Mesa

Calderano derrotou adversário em apenas 30 minutos

Brasil

Empresária morta por PM em clínica levou três tiros e 51 facadas

Filha do casal também foi atingida pelos disparos

Política

Salineiro critica falta de transparência do PL em MS: ‘estamos isolados a nível nacional’

Vereador do PL disse que estão ‘vendados’ em MS durante negociações partidárias