Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Itália ‘fecha portas’ para descendentes e deputados se ofendem

Abadiânia pós-João O tempo mostrou o efeito devastador de uma economia de pequena cidade quase totalmente dependente de uma figura famosa. Abadiânia, entre Brasília e Goiânia, foi por muitos anos o palco do turismo religioso internacional no Estado, graças às atividades do médium João de Deus. Após a repercussão das dezenas de denúncias de assédio … Continued
Opinião -

Abadiânia pós-João

O tempo mostrou o efeito devastador de uma economia de pequena cidade quase totalmente dependente de uma figura famosa. Abadiânia, entre e Goiânia, foi por muitos anos o palco do turismo religioso internacional no Estado, graças às atividades do médium João de Deus. Após a repercussão das dezenas de denúncias de assédio sexual contra o médium, a partir de dezembro de 2018 na TV Globo, o município viu sua economia despencar com a imediata (e forte) queda das visitas à Casa Dom Inácio de Loyola. Do início de 2019 até esta semana, 66 estabelecimentos foram fechados e ou decretaram falência, entre eles 21 hotéis & pousadas, 21 restaurantes e 24 lanchonetes e cafés, conforme levantamento da Coluna na Junta Comercial de Goiás.

Parte deles já operava no vermelho, em crise com o fim das atividades do médium, e fechou durante a pandemia em 2021. Já a Prefeitura de Abadiânia informou que, desde então, 15 novas empresas de médio porte chegaram à cidade, aliviando o .

A volta

O Ministério das Relações Exteriores articula com a Força Aérea Brasileira o envio de dois aviões de médio porte para retirada de autoridades brasileiras e assessores de Israel. A operação deve ser pela Jordânia. O grupo eclético, que reúne prefeitos, vices, assessores e empresários de diferentes pontos do Brasil, estava em visitas oficiais quando houve os ataques mútuos de Israel e Irã.

Puxa, fiquei!

Outro brasileiro insatisfeito com as mudanças nas regras para obtenção de cidadania italiana é o deputado David Soares (UNIÃO-SP), que considera a lei racista. Soares, que pretendia solicitar a nacionalidade, pede que o busque diálogo com as autoridades italianas a fim de construir alternativa mais flexível. Lembrou que a comunidade ítalo-brasileira soma cerca de 30 milhões de pessoas.

Prévia

A despeito do polêmico debate sobre a autorização para exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, em Macapá (em alto mar), o porto do município de Santana, mais para dentro, já opera transbordo de diesel e derivados de petróleo de navios venezuelanos para embarcações russas. A deputada Sílvia Waiapi (PL-AP) quer mais explicações do Estado e município na Comissão de Relações.

Olha o perigo!

O Itamaraty atua forte nos bastidores para evitar que os Estados Unidos classifiquem na ONU como organizações terroristas as facções PCC e Comando Vermelho, com atuação em favelas do Brasil. Isso é problema para a Segurança Pública dos Estados brasileiros. É que os EUA tem mania de jogar mísseis direto do espaço em cima de criminosos, em diferentes países, violando soberanias e direitos humanos. E matando até inocentes.

Compliance do beco

Presidente da Central Única das Favelas, Preto Zezé arrancou risos do empresariado no Fórum Esfera do Guarujá ao revelar – sem detalhar, claro – o que soube de como é o compliance nas comunidades. Citou caso de marido beberrão que roubou o cartão de crédito da esposa para ir ao bar. Então as lideranças da favela o levaram ao Compliance local – e mostraram um beco. Em poucos minutos ele devolveu o cartão.

Olha a feira!

Administrador de Águas Claras, Gilvando Galdino soltou nota afirmando que vai retirar da rua a tradicional feirinha de hortifruti de pequenos produtores rurais às quartas pela manhã. Alegou risco aos frequentadores por ser em faixa de estacionamento e beira de rua – onde raramente param carros. Mas uma Kombi lava-jato e um caminhão baú batem ponto diariamente ali. Seria pressão dos supermercados que perdem clientes?

ESPLANADEIRA

Revista acadêmica Veras, do Instituto Vera Cruz (SP) abre inscrições para envio de artigos até 22/6. #Portobello Grupo anuncia Caio Moraes CFO e Diretor de Relações com Investidores. #Grupo Human AS anuncia Luiz Scavarda como CEO. #29ª edição do Rio Restaurant Week vai até 22/6, em mais de 50 pontos. #PayJoy comemora 10 anos e 15 milhões de clientes atendidos ao redor do mundo. #Chave Mestra leva mais
de 120 autores para Bienal do RJ.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Últimas Notícias

Polícia

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Leonardo viajou para Ribas do Rio Pardo a trabalho e familiares já realizavam buscas

Política

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

O anúncio de revogação feito pelo secretário de Estado diz que Moraes criou um “complexo de perseguição e censura”

Cotidiano

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

A atitude do sargento foi reconhecida por autoridades locais e pela população boliviana

Polícia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio