Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Explicações do chanceler Mauro Vieira não convenceram

Em março, o Brasil abandonou o chanceler paraguaio nas eleições para a OEA
Opinião -

Escolas (ex-)militares?

Um Projeto de Lei da deputada Maria do Rosário (PT-RS) ganha adesão, devagar e discreta, dos partidos de centro-esquerda, e preocupa os militares. O PL 5010/24 está na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, e visa entregar a gestão dos colégios militares ao Ministério da Educação (MEC). Há um padrinho neste caso, o ex-ministro e futuro candidato a deputado federal José Dirceu, que há muitos anos fala em aproximar parte dos militares ao projeto de Estado da doutrina petista – o que, hoje, é impossível, pelo cenário sócio-político. Pelo texto, as escolas de ensinos fundamental e médio terão novas diretrizes, totalmente civis. E as de formação dos militares, como Escola de Comando do Estado Maior, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e o famoso ITA teriam seus currículos adaptados pelo MEC. Sondado por parlamenares, o Ministério da Defesa prefere que o PL fique em “banho-maria” (sem trocadilhos, claro). 

Operação tabajara 

A decisão do Governo do Paraguai de investigar a suposta espionagem da ABIN contra diretores de Itaipu revela, segundo diplomatas, que explicações do chanceler Mauro Vieira não convenceram. Em março, o abandonou o chanceler paraguaio nas eleições para a OEA. Existe ainda briga velada na Inteligência sobre a tutela da operação tabajara: se começou no Governo Bolsonaro ou já na Era Lula da Silva III.

Marquetagem 

Políticos da bancada do suspeitam das 10 digitais do Secom do Planalto, Sidônio Palmeira, nas críticas de Wolney Wolff, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, ao Governo de Cláudio Castro sobre os riscos de enchentes e desabamentos na serra fluminense com as chuvas. O Governo fez o dever de casa. Aliados de Castro lembram que é hora de união, não de ataques com viés eleitoreiro. 

Plano eleitoral

A despeito dos números avassaladores contra Lula da Silva III – nunca antes na História desse País o presidente teve uma rejeição de 60% – há no Palácio um otimismo de veteranos, do ponto de vista eleitoral. Um ministro vaticina: “Nos nossos Governos funciona assim: 1º ano, trabalhamos com recall da vitória; 2º ano, passamos patrol nas estradas; 3º ano, jogamos graxa de asfalto; e no 4º, começa a asfaltar de verdade”.

Turma do quepe

No último domingo, encontraram-se, por acaso, num restaurante grã-fino de Brasília, o ministro da Defesa, José Múcio, o senador Hamilton Mourão (Rep-RS) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR). A conversa foi amistosa. Mourão justificou com a agenda corrida em Brasília a ausência no ato de Bolsonaro na Av. Paulista. Uma curiosidade, Jucá está muito próximo da indústria armamentista, do Brasil e do exterior. 

Área de (in)Segurança

Uma jornalista que trabalha no Senado sofreu tentativa de no fim da tarde de domingo, a apenas 1 km do Palácio da Alvorada – residência oficial do presidente Lula – e já dentro do perímetro de Segurança Nacional. Ela pedalava ao crepúsculo quando foi abordada e agarrada por um bandido disfarçado de motoboy. Com rápida manobra e aos gritos de socorro, conseguiu se livrar das mãos do criminoso, que fugiu. 

ESPLANADEIRA

#Pedro Duarte participa até o dia 9/4 do Congresso Global da WSA na Índia #Juan Bender lança sábado (12) o livro “O que você ainda não sabe sobre 1964 em Brasília”. #MedQuímica de Juiz de Fora doará chocolates a instituições na Páscoa. #OdontoCompany patrocina jogos das eliminatórias da Copa do Mundo. #Lenarge adquire Zero Carbon Logistics e forma gigante sustentável no Brasil. #2° edição da Ciranda Cultural chega ao DF.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: policial salva família presa em carro na enxurrada durante temporal

Rua fica tomada pela água durante chuva na Vila Olinda em Campo Grande

Chuva causa erosão na barreira lateral do Córrego Segredo no Centro

Chuva de 34 mm alaga ruas e enche córregos de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

Após temporal, bueiro transborda no bairro Coophatrabalho

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: chuva alaga casas em comunidade Terena no Jardim Noroeste

Toda essa precipitação causou estragos, alagamentos e transtornos na Capital

Brasil

Moraes manda prender o ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção

8 anos e 10 meses de prisão por corrupção a partir de investigação na Operação Lava Jato

Brasil

Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle, é cassado por faltar a sessões da Câmara

Chiquinho Brazão é acusado de mandar matar a vereadora do Rio Marielle Franco

Cotidiano

VÍDEO: Avenida Rachel de Queiroz com forte enxurrada e alagamento no Iracy Coelho

Vídeos mostram a Avenida Rachel de Queiroz com uma forte enxurrada e a Rua Prata das Águas no Iracy Coelho, tomada pela água durante o temporal nesta quinta-feira (24) em Campo Grande. A forte chuva que cai em Campo Grande causou transtornos e alagamentos em vários pontos. Entre sexta-feira (25) e domingo (27), o tempo … Continued