Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

A PF perdeu um dos ícones, o delegado Mauro Sposito

Querido na corporação, o decano deixa legado de trabalho pela defesa da selva amazônica
Opinião -

Sem míssil!

Calma, leitor, calma. Não haverá (por ora) míssil do espaço caindo em favelas do Brasil contra traficantes. A pressão dos Estados Unidos para que o Brasil classifique as facções PCC e CV como organizações terroristas não implica em tornar favelas vulneráveis a ataques cirúrgicos – como os americanos fazem com grupos terroristas na África e Oriente. Essa classificação tem mais poder pois, legalmente, permitirá que os EUA apliquem sanções contra seus integrantes e sócios, asfixiando financeiramente as organizações mapeadas por suas polícias. Trata-se de medida muito mais eficaz que um ataque militar. O Itamaraty trabalha contra essa classificação na ONU e, ao negar, o Governo Brasil mantém essas organizações à margem de sanções e livres para lavar dinheiro do Hezbollah e Hamas, como já se comprovou. Além disso, PCC e CV mantêm relações com as FARC da Colômbia, que nunca se desmobilizou de fato. 

Trancadas 

Por protocolo de emergência, as Embaixadas de Israel e do Irã estão fechadas em . Ventilaram as más línguas que a decisão dos israelenses na capital seria porque o presidente Lula da Silva é considerado persona non grata por Israel. Mas é só padrão. Em todos os países as embaixadas das duas nações estão trancadas e com segurança reforçada.

“Bomba” no céu

A PF perdeu um dos ícones, o delegado Mauro Sposito, “Mauro Bomba”, falecido no domingo (15). Querido na corporação, o decano deixa legado de trabalho pela defesa da selva amazônica, entre tantas outras frentes. Com humor peculiar e profissionalismo, chamava os colegas de Amorzinho, sem nunca perder o viés altivo do combate ao narcotráfico. O “Bomba’ explodiu centenas de balsas e pistas clandestinas de pouso.

Valeu o passeio

Como esperado, a reunião dos Parlamentares dos países dos BRICS em Brasília serviu apenas para a dispensa de ponto de senadores e deputados, e mais 90% dos servidores. De concreto, o encontro não produziu nada. Ficou acertado, apenas, que os poucos deputados da Índia, Rússia, China e África do Sul que vieram à Brasília, terão prioridade para ir à Índia em 2026.

Luz nas contas

O deputado André Fernandes (PL-CE) requereu ao Tribunal de Contas da União realização de auditoria sobre os gastos públicos, atos administrativos e contratações relacionados à viagem oficial do presidente Lula da Silva e comitiva à França, nos dias 4 e 5 de junho. O TCU vai investigar também a contratação de show de uma cantora brasileira para apresentação na cidade luz. 

Duas na fila

O Senado recebeu as mensagens do indicando Claudia Fonseca para a Embaixada da Hungria, o país de Viktor Orban; e Maria Luísa Escorel, para a Suíça, cumulativamente com Liechtenstein. Os senadores e Mara Gabrilli serão os relatores. Não há datas para as sabatinas das diplomatas. 

ESPLANADEIRA

#Parceria da Techfin Paag e Banco BS2 para prevenção à nas bets já analisou mais de 89 milhões de transações. #Instituto Ronald McDonald apoiará 75 projetos de 48 instituições de oncologia pediátrica. #Mobiis anuncia mais de 100 novos clientes ativos. #Projeto Bem Viver inaugura viveiro florestal e horto medicinal no Paraná. #Fevest Experience 2025 acontece de 24 a 26/6, em Nova Friburgo (RJ). #Tatiane Mendes lança livro “O pequeno cineasta”, dia 26/6, no espaço Bistrô da Multifoco, na Lapa (RJ).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Meia maratona: Trechos da Avenida Presidente Vargas serão interditados em Dourados

Éder Militão e Tainá Castro se casam com cerimônia luxuosa em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Falha na inscrição da Prova Nacional Docente afeta professores de MS

Últimas Notícias

Brasil

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Instituto monitorou mais de 1,3 milhão de publicações

Famosos

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Zezé di Camargo deu o que falar ao desafinar durante um show em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso; veja o vídeo que viralizou na web

Cotidiano

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

Espaço está interditado desde março de 2025 para averiguação arbórea

Polícia

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Eletricista de 20 anos morreu ao colidir a motocicleta que pilotava com um carro no Centro de Três Lagoas