Pular para o conteúdo
Brasil

Senado cobra governo sobre conflito de interesse de indicado para direção da ANM

Requerimento que tramita na Casa de Leis é de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos)
Agência Estado -
Damares questiona o ministro da Casa Civil, Rui Costa, se o governo pretende reavaliar a indicação. (Fotos: Reprodução/Senado Federal)

Após sucessivas reportagens na imprensa apontando um suposto conflito de interesse de José Fernando de Mendonça Gomes, indicado pelo governo para a diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM), o Senado enviou à Casa Civil um requerimento solicitando informações sobre o possível risco de conflito de interesses e eventual violação de princípios legais da administração pública pelo indicado ao cargo.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

De autoria da senadora (REPUBLICANOS/DF), o Requerimento nº 214, de 2025, enviado nesta quarta-feira (26/3), questiona o ministro da Casa Civil, Rui Costa, se o governo pretende reavaliar a indicação de José Fernando após denúncias veiculadas na imprensa apontarem que seus familiares atuam em empresas de mineração.

O requerimento também indaga se houve uma análise prévia de integridade (background check) para subsidiar a decisão de indicar José Fernando para a diretoria da ANM, além de solicitar informações sobre os critérios adotados e os resultados obtidos nessa avaliação.

A senadora Damares justifica, no requerimento, que “atualmente, o setor de mineração enfrenta desafios significativos e, para que a ANM exerça sua função de forma eficaz, é imprescindível que seus líderes sejam pessoas de reputação ilibada e de integridade reconhecidacapazes de estabelecer parcerias construtivas com o setor privado, observando o código de conduta, especialmente no que diz respeito à impessoalidade. A confiança da sociedade nas instituições reguladoras depende da transparência e da ética de seus dirigentes”, afirma em trecho do documento ao qual o Minera Brasil teve acesso.

José Fernando de Mendonça Gomes Junior é ex-executivo da Vale e foi indicado pela Presidência da República para a diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM) em 16 de dezembro de 2024. Ele deverá ser sabatinado pela Comissão de Serviços e Infraestrutura, em data ainda não definida.

José Fernando Gomes é ligado ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e, desde 2023, preside a estatal de saneamento do estado, a Cosanpa. Além disso, foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará entre 2021 e 2023. Gomes também atuou como gerente de relações governamentais da Vale no Pará e no Maranhão de 2006 a 2021.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê estuprada pelo pai estava tratando infecção após traqueostomia

Familiares procuram mulher que desapareceu após sair para comprar fraldas em Campo Grande

Obras na BR-163 deixa trânsito parado mais de 40 minutos no anel viário em Campo Grande 

coletor de lixo solurb

“Completamente fora da realidade”, afirma Solurb sobre pedido de reajuste de 15%

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Justiça nega liberar valor bloqueado de contador que ajudou a ‘sumir’ com R$ 900 mil desviado da Apae

Últimas Notícias

Política

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

Eleições podem renovar o próprio mandato de Papy a frente da Casa de Leis

Polícia

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

A mulher entrou em trabalho de parto próximo ao Guanandizão

Política

Tereza Cristina acredita em possível negociação entre Brasil e EUA sobre tarifa de 50%

Senadora diz que os dois países têm instrumentos legais para colocar à mesa de negociação nos próximos 22 dias

Cotidiano

Cobertura vacinal contra dengue cai 52,76% em relação à primeira dose

Segundo dados da Central de Imunização da secretaria de saúde, 77,49% do público-alvo recebeu a primeira dose da vacina desde o início da campanha. No entanto, apenas 36,60% retornaram para completar o esquema vacinal