Pular para o conteúdo
Brasil

Paraná Pesquisas: Lula empata com Michelle e supera Tarcísio em disputa pela Presidência no Rio

Atual presidente obteve 32,8% das intenções de votos dos eleitores
Agência Estado -
(Fotos: Marcelo Camargo e Isaac Nóbrega)

Um estudo divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (28) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está empatado com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) no Estado do e supera Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa pela Presidência da República em 2026.

Testado em um cenário de primeiro turno contra a ex-primeira-dama, Lula obteve 32,8% das intenções de voto dos eleitores fluminenses, enquanto Michelle Bolsonaro alcançou 33,6%, configurando um empate técnico na disputa presidencial. Ainda nessa simulação, Ciro Gomes (PDT) aparece com 11,7% das intenções de voto, Ratinho Jr. (PSD) com 4,3% e Ronaldo Caiado (União) com 2,8%. Dos entrevistados, 8,9% disseram que votariam em branco ou nulo e 5,9% não responderam.

Em uma simulação de segundo turno entre o presidente e Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama teria 46,3% dos votos, enquanto Lula ficaria com 38,6%. Nessa projeção, 9,5% dos eleitores do Rio de Janeiro votariam em branco ou anulariam o voto, e 5,7% disseram não saber ou preferiram não responder.

Já em um cenário contra Tarcísio de Freitas, o presidente Lula lideraria a disputa no Rio de Janeiro, com 33,3% das intenções de voto, enquanto o governador de teria 17,8%. Ainda nessa simulação, Ciro Gomes aparece com 15,6%, Ratinho Junior com 6,9% e Ronaldo Caiado com 2,7%. Além disso, 16,3% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, e 7,4% não souberam ou não quiseram opinar.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Tarcísio de Freitas, os candidatos estariam tecnicamente empatados, com 38,7% das intenções de voto para o petista e 37,3% para o governador de São Paulo. Nesse cenário, 17,1% dos eleitores votariam em branco ou nulo, e 7% preferiram não opinar.

A pesquisa também testou um cenário entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nessa simulação, Bolsonaro venceria a disputa com 41,8% das intenções de voto, enquanto Lula teria 31,4%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes, com 9%, Ratinho Júnior, com 3%, e Ronaldo Caiado, com 1,8%. Os votos brancos ou nulos somam 7,9%; e 5% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar.

Em uma simulação de segundo turno entre o petista e o ex-presidente, Jair Bolsonaro venceria a disputa com 48,6% das intenções de voto, contra 37,1% para o presidente Lula. Nesse cenário, 8,9% dos entrevistados votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 5,5% preferiram não responder.

A pesquisa de opinião pública foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, com uma amostra de 1.680 eleitores em 58 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Tal amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,4 pontos percentuais para os resultados gerais.

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fluminense se atrapalha, mas vence Ulsan e fica a um empate das oitavas no Mundial

Trump confirma que Estados Unidos atacaram usinas nucleares do Irã

Homem é baleado e outro fica ferido após ataque em Água Clara

santa catarina

Piloto e dono de empresa do balão que caiu em Santa Catarina podem ser presos, diz polícia

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

delegacia de maracaju

Suspeito do feminicídio de Doralice ameaçou a própria mãe há quatro anos em MS

Últimas Notícias

Mundo

Locais que EUA atingiram no Irã representam núcleo da infraestrutura nuclear iraniana

Irã afirma que seu programa nuclear é para fins pacíficos

Polícia

VÍDEO: Homem é preso após agredir ex-namorada em Nova Alvorada do Sul

Suspeito não aceitou fim do relacionamento e chegou ameaçar vítima de morte

Famosos

Benedito Ruy Barbosa recebe alta e deixa hospital após um mês internado

Escritor tinha insuficiência renal

Cotidiano

Entrega de medicamentos para idosos tem novo local a partir de segunda em Três Lagoas

Baixa procura e pedido de usuários motivou mudança