Pular para o conteúdo
Brasil

Operação Overclean: assessor de Elmar citado em ‘planilha de propinas’ deixa gabinete

Amaury Albuquerque exercia o cargo de secretário parlamentar desde maio de 2024
Agência Estado -
Elmar Nascimento era assessorado por Amaury

O assessor Amaury Albuquerque Nascimento foi desligado do gabinete do deputado Elmar Nascimento (União-BA) após ter sido citado na Operação Overclean. Ele exerceu o cargo de secretário parlamentar no gabinete entre 8 maio de 2024 e 2 de fevereiro de 2025. Procurado, o deputado informou que foi o servidor quem pediu para deixar a função para assumir outro emprego. Amaury Nascimento é .

O nome do assessor consta em uma planilha que, segundo a Polícia Federal, era usada por empresários para o “controle de pagamento por vantagens indevidas”. O arquivo seria uma espécie de contabilidade das propinas do suposto esquema de desvio de emendas parlamentares. O documento foi apreendido na primeira fase da Operação Overclean, deflagrada em dezembro de 2024.

O ex-assessor aparece na planilha como “Amau Campo”, que segundo a PF é uma referência ao seu nome e cidade de nascimento, Campo Formoso, na Bahia, reduto eleitoral do clã Nascimento. Amaury é primo do deputado.

Procurado, Amaury informou que o pedido de exoneração não tem qualquer relação com a Operação Overclean. “Até porque nunca foi intimado para prestar nenhum esclarecimento. Não tenho ciência formal de nada que me vincule a esta investigação”, afirmou.

Outros dois familiares de Elmar Nascimento também estão na mira da Polícia Federal na Operação Overclean. Seu irmão, Elmo Aluizio Vieira Nascimento, e outro primo, o vereador Francisco Manoel do Nascimento Neto, conhecido como Francisquinho Nascimento, foram citados no inquérito. Todos são ligados ao União Brasil.

Com 71 mil habitantes, o município de Campo Formoso, na Chapada Diamantina, é administrado por Elmo Aluizio Vieira Nascimento (União), irmão do deputado.

A Polícia Federal encontrou mensagens sobre encontros entre o , um superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e o representante de uma empresa que venceu licitações no município. A reportagem pediu manifestação da prefeitura. As conversas arrastaram Elmo para a investigação.

Francisquinho Nascimento foi secretário de governo de Campo Formoso. Ele jogou uma sacola com R$ 220 mil pela janela na primeira fase da Operação Overclean. A PF encontrou uma mensagem em que ele afirma que o presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, é “nosso amigo, é indicação nossa”.

A investigação da Operação Overclean foi transferida ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento de Elmar Nascimento. O STF tem competência para conduzir inquéritos sobre autoridades com prerrogativa de foro.

Uma emenda do deputado para um convênio da Codevasf colocou o parlamentar na mira da PF. Os recursos foram destinados à prefeitura do irmão.

Procurado pelo Estadão, o deputado afirmou que, até 2024, as emendas destinadas à Codevasf eram de autoria do relator do Orçamento e que o parlamentar que indica emendas “não tem competência e nem se torna responsável pela execução das verbas e pela fiscalização das respectivas obras e serviços”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano