Pular para o conteúdo
Brasil

OMSA publica relatório que reconhece Brasil como livre de gripe aviária em granjas comerciais

Mais de 10 países mantêm restrições aos frangos do Rio Grande do Sul
Agência Estado -
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação, AEN)

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) publicou nesta quinta-feira, 26, o documento em que ratifica o reconhecimento da autodeclaração do Brasil como país livre de influenza aviária de alta patogenicidade em granjas comerciais. O reconhecimento ocorre após a implementação dos protocolos exigidos pelo organismo internacional, 28 dias após a erradicação do único foco identificado no País, em Montenegro (RS), em 15 de maio.

“O objetivo desta autodeclaração é a recuperação do Brasil como país livre de infecção por vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em aves”, afirma o documento oficial encaminhado pelo governo brasileiro à OMSA em 18 de junho. A autodeclaração foi assinada pelo or Marcelo de Andrade Mota, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e delegado do Brasil junto à organização.

A OMSA já havia atualizado o status do caso no sistema oficial da entidade para “encerrado”, na última sexta-feira, e agora passa a disponibilizar publicamente o relatório técnico com a descrição das medidas adotadas no Brasil.

Entre as ações sanitárias adotadas após a confirmação do caso no estão o abate sanitário das aves, o descarte oficial de carcaças, subprodutos e ovos férteis produzidos nas quatro semanas anteriores à detecção, a limpeza e desinfecção da granja e a adoção de um vazio sanitário iniciado em 21 de maio. A vigilância foi reforçada em um raio de 10 km da granja afetada, com a realização de várias rodadas de inspeção clínica e coleta de amostras, todas com resultados negativos para gripe aviária.

Segundo o relatório, a rápida resposta se baseou no Plano Nacional de Contingência para Emergências Sanitárias e no plano de vigilância para influenza aviária e doença de Newcastle, que envolve ações em granjas industriais, criações de fundo de quintal e aves silvestres em todo o território nacional. A vacinação contra influenza aviária segue proibida no país.

A confirmação do status sanitário é estratégica para o setor avícola, já que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Após o reconhecimento do encerramento do foco em Montenegro pela OMSA, 17 países importadores comunicaram oficialmente ao governo brasileiro a retomada das compras de carne de frango. Segundo o Ministério da Agricultura, voltaram a importar Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Japão, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, , República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã.

Apesar da reabilitação parcial, as exportações seguem suspensas para 15 mercados, entre eles , , Canadá, Chile, Filipinas e Índia. As suspensões envolvem tanto decisões dos países importadores quanto a interrupção voluntária da certificação por parte do Brasil, conforme os protocolos sanitários bilaterais.

Além disso, 14 países ainda mantêm restrições específicas ao frango proveniente do Rio Grande do Sul, como Arábia Saudita, México, Reino Unido, Omã, África do Sul, Angola e Cuba. Três países — Emirados Árabes Unidos, Catar e Jordânia — limitam o veto ao município de Montenegro, enquanto outros oito aplicam a restrição apenas ao raio de 10 km em torno do foco.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Federação Israelita de São Paulo se manifesta contra declaração de Lula na Cúpula do Brics

Secretários são ouvidos na CPI sobre obras para melhorias do transporte coletivo

VÍDEO: Briga entre funcionários de cerealista acaba com esfaqueado no abdômen em MS

VÍDEO: Casa é arrastada por enxurrada após tempestades no Novo México

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

mpms segurança mp

“Para aventureiros”: MPMS homologa licitação de quase meio milhão questionada por concorrentes

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

Homem ameaça matar mulher com faca de açougueiro em Dourados e é detido por vizinhos

Últimas Notícias

Sem Categoria

Asfalto deve chegar a 5 bairros após Câmara aprovar cortes que vão destravar recursos

Segundo titular de Obras, meta da gestão é garantir pavimentação para toda Capital com apoio de parceiros políticos

Polícia

Irmãos que mataram preso em cela da Gameleira a pancadas vão continuar presos em Campo Grande

Mauro estava encarcerado junto dos irmãos há 8 dias

Política

Mais de 100 vereadores de MS se reúnem em capacitação para ouvir o cidadão

Evento estava há seis anos sem acontecer em Campo Grande

Famosos

Emocionado, Edu Guedes faz primeira aparição após descobrir câncer: ‘Me curar’

Em vídeo, Edu Guedes apareceu pela primeira vez desde o diagnóstico de câncer no pâncreas e deu detalhes de seu quadro de saúde; veja