Pular para o conteúdo
Brasil

Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro e mantém audiências com testemunhas no STF

Oitivas estão marcadas para começar nesta segunda-feira
Agência Estado -
Ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou um pedido feito pelos advogados do Jair Bolsonaro (PL) para suspender a realização de uma série de audiências com testemunhas no processo que investiga uma tentativa de de Estado. A defesa alegava que precisava de mais tempo para examinar novas provas incluídas nos autos. As oitivas estão marcadas para começar nesta segunda-feira, 19.

“A disponibilização desse material (novas provas), entretanto, em nada alterou os fatos imputados na acusação, consubstanciada na denúncia oferecida pelo Ministério Público e o conjunto probatório em que foi baseada e que, em um primeiro momento foram analisados pelo Poder Judiciário em sessão de recebimento da denúncia e cuja instrução probatória terá início com a audiência para oitiva das testemunhas indicadas”, escreveu o ministro do STF em despacho publicado na sexta-feira (16).

Segundo Moraes, caso a defesa indique uma “prova específica”, que tenha pertinência sobre a denúncia feita pelo Ministério Público e relação com as testemunhas ouvidas, “será analisada a necessidade de nova oitiva, no momento processual adequado”.

Como mostrou o Estadão, a defesa do ex-presidente solicitou, na terça-feira (13), o cancelamento das audiências de testemunhas no processo, alegando a necessidade de mais tempo para a análise detalhada de novos documentos.

Em março deste ano, o ex-presidente e outros sete acusados do núcleo 1, conforme a denúncia, tornaram-se réus no STF por envolvimento em conspiração golpista. Eles respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Quem deve ser ouvido?

Nesta segunda-feira, devem depor o ex-comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Junior.

Para o dia 22 deste mês, estão programadas as audiências com as testemunhas apontadas pelo tenente-coronel Mauro Cid, que firmou acordo de colaboração premiada.

Para o dia 30 deste mês, serão ouvidos o governador de , Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL-RJ), todos indicados como testemunhas por Bolsonaro.

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Clima bipolar

cocaína

‘Zeus’ entra em ação e expõe mula que levava cocaína de Campo Grande para São Paulo

depac maconha atentado

Arma falha e empresário escapa de atentado no Universitário

americanas

Americanas obtém mais de R$ 500 milhões em descontos para quitar dívidas com a União

Notícias mais lidas agora

israel

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Fusão entre PSDB e Podemos é suspensa após discordância sobre comando da nova sigla

carla zambelli

‘Em breve ela será extraditada’, diz Lewandowski sobre deputada foragida Carla Zambelli

Últimas Notícias

Polícia

Homem é atingido por tiro na frente de esposa em conveniência

Um homem, de 30 anos, foi atingido por disparo de arma de fogo. O crime aconteceupor volta das 22h20 de sexta-feira (13), em uma conveniência no bairro Jardim Treviso, em Campo Grande. A vítima estava com a esposa quando foi alvejada. Conforme o boletim de ocorrência, o casal estava na conveniência, quando um homem passou … Continued

Polícia

Idoso morre em hospital de Dourados após queda de telhado

Acidente aconteceu na última quinta-feira, conforme relato da filha da vítima

Cotidiano

Sábado amanhece gelado e com alerta de tempestade em 51 cidades de MS

Aviso indica chuvas de até 50 mm, raios, riscos de alagamentos, queda de árvores e de energia elétrica

Sérgio Cruz - O dia na história

2013 – Hidrelétrica de São Domingos entra em operação

Iniciada em 2009 entra em operação em 14 de junho de 2013, a primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica São Domingos, em Mato Grosso do Sul