Meta remove vídeo falso de ministro após notificação da AGU
O órgão deu 24 horas para que a empresa removesse o vídeo
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A empresa Meta, que controla as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, removeu das plataformas um vídeo adulterado com o uso de inteligência artificial (IA) em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece fazendo declarações inexistentes.
Em notificação extrajudicial à empresa, enviada nesta quinta-feira (9), a Advocacia Geral da União (AGU) argumentou que a postagem manipulada contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes “sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal”.
O órgão deu 24 horas para que a empresa removesse o vídeo de um link informado no pedido. Na tarde desta sexta-feira (10), a própria AGU confirmou a remoção.
“A empresa Meta manifestou-se oficialmente por e-mail informando que fez a remoção da postagem indicada na notificação extrajudicial enviada pela AGU”, disse a instituição.
O link indicado não está, de fato, mais acessível, em consulta feita pela reportagem.
Já em outro vídeo postado nas redes sociais, este verdadeiro, o próprio ministro Fernando Haddad desmente as informações falsas sobre a taxação de animais de estimação e a criação de um imposto sobre o Pix, para rebater as postagens fraudulentas nas redes.
Notícias mais lidas agora
- Após ser esfaqueado, homem cai e morre na calçada de residência na Nhanhá
- Operação Snow: Mulher de empresário alvo da primeira fase é presa por envolvimento com grupo criminoso
- ‘Snow II’: Advogados e policiais integravam organização que monitorava cargas de drogas
- Pelo 8° dia consecutivo, Porto Murtinho é a cidade mais quente do país
Últimas Notícias
Mesmo com previsão, chuva pega campo-grandense de surpresa
Precipitação deve amenizar o calor
Receita segue monitorando Pix acima de R$ 2 mil após revogação; entenda
Desde a criação do Pix, Receita Federal tem acesso a todas as movimentações a partir de R$ 2 mil
Operação Snow: Réu por matar homem a tiros em casa de shows é um dos presos em condomínio de luxo
Emerson Correa Monteiro resistiu a prisão na manhã desta quarta-feira (15)
Mato Grosso do Sul têm 25 casos de dengue confirmados
O estado ainda registra 298 casos prováveis da dengue
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.