Pular para o conteúdo
Brasil

Lula defende que Ibama autorize Petrobrás a realizar perfurações exploratórias na Foz do Amazonas

Objetivo seria avaliar o potencial da região para a exploração de petróleo
Osvaldo Sato -
Margem Equatorial abrange cinco bacias em alto-mar, entre elas, a Bacia da Foz do Amazonas, no litoral do Amapá (Imagem: Petrobrás, Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o autorize a a realizar perfurações exploratórias na Bacia da Foz do , na Margem Equatorial do Amapá, para avaliar o potencial da região para a exploração de petróleo. Em entrevista a uma rádio de Macapá (AP), Lula destacou a importância de estudos e pesquisas prévias para garantir a viabilidade do projeto.

Durante a entrevista, o presidente criticou a postura do Ibama, sugerindo que o órgão estaria agindo contra o governo ao dificultar a autorização para a Petrobras. Lula afirmou que pretende convocar uma reunião com a Casa Civil e o Ibama para discutir o tema e viabilizar as pesquisas necessárias.

A Bacia da Foz do Amazonas faz parte da Margem Equatorial, considerada uma área com grande potencial para reservas de petróleo. No entanto, a exploração da região é alvo de controvérsias, especialmente devido a preocupações ambientais levantadas por especialistas e organizações ambientalistas.

Em maio de 2023, o Ibama negou uma licença à Petrobras para a prospecção marítima na área, apontando “inconsistências técnicas” e falhas no Plano de Proteção à Fauna apresentado pela estatal. Desde então, a Petrobras tem trabalhado para atender às exigências do órgão regulador.

O Plano Estratégico da Petrobras para 2024-2028 prevê investimentos de US$ 3,1 bilhões na Margem Equatorial, incluindo a perfuração de 16 poços. No entanto, até o momento, a estatal só obteve autorização para dois deles, localizados na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.

Em outubro de 2023, o Ibama solicitou novos esclarecimentos à Petrobras sobre o processo de licenciamento ambiental na Foz do Amazonas. Embora tenha reconhecido avanços na documentação apresentada, o órgão ainda considera necessários ajustes para adequação às normas ambientais vigentes.

A exploração de petróleo na Margem Equatorial envolve interesses econômicos, sociais e ambientais. Diante das divergências, o debate precisa ser conduzido com e responsabilidade, garantindo a participação de diferentes setores da sociedade na tomada de decisões. [Com informações da Agência ]

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados