Pular para o conteúdo
Brasil

Juiz diz que criou identidade de nobre inglês após drama existencial

Juiz alegou ter Transtorno de Personalidade Esquizoide
Agência Estado -
Reprodução/ Redes Sociais

O juiz aposentado José Eduardo Franco dos Reis, do Tribunal de Justiça de , que se apresentava como descendente da nobreza britânica e viveu 45 anos sob a falsa identidade de Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield, alega ter diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE).

A defesa juntou o laudo psiquiátrico no processo em que ele responde por uso de documento falso e .

O Transtorno de Personalidade Esquizoide compõe o agrupamento dos chamados transtornos excêntricos. É caracterizado por distanciamento e desinteresse generalizado por relacionamentos interpessoais.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Os advogados Alberto Toron e Renato Marques Martins pedem que a Justiça autorize o chamado “incidente de insanidade” — procedimento para verificação, através de perícia médica, da saúde mental do réu. Com isso, ele pode ser declarado inimputável.

Segundo o documento, o magistrado adotou a identidade falsa como uma maneira de “começar uma vida nova” após um “drama existencial”. Teria sido uma resposta a um “quadro psicológico complexo, motivado por frustração pessoal”. A informação foi divulgada pelo portal g1 e confirmada pelo Estadão/Broadcast.

Ao psiquiatra, o magistrado relatou que, na época, “queria morrer e renascer outra pessoa” e que “tinha vergonha de sua história e de seu nome”.

A defesa também pede que o Ministério Público considera um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) — instrumento jurídico em que o réu confessa o crime e se compromete a cumprir uma série de cláusulas, como o pagamento de multa e a prestação de serviços comunitários, para não responder ao processo criminal.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Os advogados negam que o magistrado tenha usado a identidade falsa para cometer crimes ou prejudicar terceiros.

O juiz manteve ativa a identidade brasileira, de Eduardo, que renovava periodicamente. Esse foi o fator determinante para o Ministério Público de São Paulo decidir denunciá-lo.

O processo tramita na 29ª Vara Criminal da Capital.

Segundo o Ministério Público, Edward Wickfield é na verdade José Eduardo Franco dos Reis, um cidadão de Águas da Prata, no interior de São Paulo, filho de José dos Reis e Vitalina Franco dos Reis.

A persona teria sido assumida pelo magistrado pouco antes da . Ele se formou na prestigiosa Faculdade de Direito da USP, no Largo do São Francisco. Depois disso, prestou concurso e atuou décadas como juiz sob a identidade falsa.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

A foi descoberta em outubro de 2024, quando ele esteve no Poupatempo da Sé para pedir a segunda vida da carteira de identidade. Foram encontrados dois registros diferentes associados às mesmas digitais. A divergência só foi percebida porque os registros do Instituto de Identificação Ricardo Gumblenton Daunt (IIRGD) haviam sido digitalizados.

De acordo com a denúncia do Ministério Público de São Paulo, no dia 19 de setembro de 1980, José Eduardo teria comparecido a um posto de identificação da Polícia Civil e tirado o documento em nome de Edward Wickfield. Para tanto, segundo a Promotoria, apresentou um certificado falso de reservista do Exército, um documento que dizia ser ele servidor do Ministério Público do Trabalho, uma carteira de trabalho e um título de eleitor, todos com o mesmo nome falso. Como na época, as bases de documentos não se comunicavam entre si e os papéis não eram armazenados em sistemas eletrônicos, era fácil, de acordo com o MP, uma falsificação.

Relembre o caso

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo de MS reduz em 50% o custo de análise do controle ambiental em projetos da reforma agrária

Rússia afirma estar preparada para ajudar o Irã

Integrantes do PCC acusados de homicídio em Dourados são alvos de operação

riedel

Riedel recebe prefeitos de Itaquiraí, São Gabriel e Nioaque

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Executado no Jardim Aeroporto tinha mais de 20 passagens pela polícia em Campo Grande

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Com oportunidades para Capital e interior, Funtrab oferta 3,8 mil vagas em MS

Últimas Notícias

Polícia

Filha relata últimos momentos de Doralice, morta a facadas no pescoço por namorado em MS

Edemar matou Doralice após ela terminar relacionamento

Sem Categoria

Prefeita é cobrada após Casa Abrigo atingir limite de crianças acolhidas em Água Clara

O alerta foi formalizado pela própria Secretaria Municipal de Assistência Social

Famosos

A doença sem cura enfrentada pelo filho de Marília Mendonça

"A gente mata um leão por dia" , diz pai sobre doença crônica do menino

Sem Categoria

IBGE abre vagas de estágio em Mato Grosso do Sul com bolsas de R$ 787

Vagas são ofertadas para candidatos do ensino superior