Pular para o conteúdo
Brasil

Durante julgamento contra acusados de golpe de estado, vídeos do dia 8 de janeiros são exibidos em telão

'Houve tentativa de golpe de estado violentíssimo', diz Moraes
Agência Estado -
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 1 - Foto: Antonio Augusto/STF

Durante a sessão que analisa a denúncia contra o Jair Bolsonaro por de Estado, o ministro , relator do caso no Supremo Tribunal Federal, decidiu mostrar um vídeo para comprovar a “materialidade” dos crimes cometidos no 8 de janeiro, mostrando a gravidade do caso “ao invés de falar meia hora”

A gravação mostrou, por exemplo, os acampamentos montados em frente a quartéis do Exército e atos violentos no dia da diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Moraes, “não há dúvida” da materialidade dos delitos, narrados em sequência pela PGR.

“Isso não é violência?”, questionou Moraes ao mostrar o vídeo. “Ninguém estava passeando”, seguiu, indicando que é possível ver pedidos de intervenção nas imagens. O ministro chegou a se referir ao 8 de janeiro como “uma verdadeira guerra campal”. “Nenhuma bíblia é vista, nenhum batom é visto. Agora, a depredação e o ataque ao patrimônio é visto”, destacou.

Moraes também indicou que servidores, policiais, foram feridos gravemente. “É um absurdo pessoas dizerem que não houve agressão (no 8 de janeiro) e consequentemente não houve materialidade”, destacou. O vídeo mostrado no Plenário da Primeira turma mostrou o capacete de uma policial ferida no 8 de janeiro, o qual foi classificado por Moraes como símbolo da violência.

Segundo o ministro, houve uma “tentativa de golpe de estado violentíssimo”, com “incivilidade total” e “violência selvagem”.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sucessos no cinema, confira lista de filmes sobre a vida de Papas e a igreja

Previsão do tempo: Fim de semana em MS será marcado por chuvas intensas e risco de alagamentos

Lula diz que atitude do governo dos EUA com Erika Hilton é abominável

escolas

Matrículas no ensino integral em MS crescem e acompanham avanço nacional na educação básica

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

Grupos se organizam para caçar onças após ataque e Governo de MS redobra atenção

Últimas Notícias

Cotidiano

Com tarifa a R$ 4, transporte coletivo de Três Lagoas terá ar-condicionado e rede Wi-fi

Os testes operacionais estão em andamento e, em breve, os veículos começarão a circular oficialmente

MidiaMAIS

De MS, cadela Laika é destaque em ranking nacional em certificações de resgate

Cadela se destaca em certificações reconhecidas pela Liga dos Bombeiros Militares do Brasil

Polícia

Homem acusado de abusar da enteada em 2011 é preso no interior de MS

O autor foi localizado em uma residência sendo abrigado por conhecidos

Cotidiano

Onça suspeita de matar ‘Jorginho’ passará por uma bateria de exames no CRAS

A onça está apresentando 26 quilos a menos do esperado