Pular para o conteúdo
Brasil

Governo Lula quer retomar plano de taxar big techs

Maiores alvos são a Meta, Amazon, Apple, Netflix e Microsoft
Agência Estado -
lula
Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert, PR)

O governo Lula vai retomar, neste ano, a formulação de um projeto de lei para taxar as grandes empresas de tecnologia, responsáveis pela maior parte do tráfego nas redes de internet. A princípio, os maiores alvos são a Meta (dona de WhatsApp, Instagram e Facebook), o Alphabet (dona do e do YouTube), Microsoft, Amazon, Apple e . O objetivo, segundo o governo, é que os recursos sejam usados para subsidiar o acesso à internet pelas pessoas carentes.

“A gente enxerga o tamanho do nosso mercado e o quanto que elas (empresas) faturam no Brasil. Nada mais justo elas estarem contribuindo de alguma forma”, declarou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em entrevista coletiva ontem durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha

A ideia de criar uma taxa sobre as big techs não é nova. A previsão inicial da pasta era transformar a proposta em um projeto de lei e enviar ao Congresso no ano passado. Entretanto, isso não se concretizou por “falta de espaço na agenda”, justificou o ministro.

Agora, o tema foi retomado. Juscelino disse que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garantiu que iria colocar a proposta entre as prioridades da agenda a ser discutida pelo governo com o Congresso nos próximos meses.

Juscelino admitiu que a discussão será complexa, especialmente após as dificuldades enfrentadas pelo projeto que visava regulamentar as empresas de tecnologia e moderar o conteúdo das redes sociais, que gerou embates políticos.

“Não é um debate fácil, nem simples, pelo ambiente que se tem hoje imposto dentro do Congresso Nacional”, disse o ministro da Comunicações.

Por outro lado, o ministro disse que está conversando com os parlamentares e com as próprias empresas para construir um texto mais ajustado. Ele acrescentou que o clima no Parlamento está melhor neste ano e que as presidências tanto da Câmara quanto do Senado estão alinhadas e em sintonia com o governo. “A gente vai conseguir avançar bem neste ano.”

TENSÃO POLÍTICA

Caso o projeto de taxar as big techs seja mesmo tirado da gaveta, a tramitação vai ocorrer em meio a um embate político, uma vez que a maioria das grandes companhias de tecnologia americanas se alinhou ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ao mesmo tempo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) está numa queda de braço envolvendo o X, de Elon Musk, braço direito de Trump, e o Rumble, plataforma de vídeos escolhida pela direita para difundir suas ideias – e, em alguns casos, desinformação.

Ao longo dos últimos meses, o ministro aplicou multas a essas empresas, determinou a remoção de conteúdos e bloqueio de contas Isso gerou reação dos Estados Unidos.

Moraes se tornou alvo de uma ação aberta pela Rumble e pela Trump Media, acusado de violar a soberania americana.

Questionado sobre essas tensões, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, admitiu que elas afetam o andamento do projeto, mas ponderou que não são exatamente novas, dando a entender que o problema poderia ser contornado. “É claro que, de alguma forma, afeta, mas é uma coisa que já vem acontecendo”, afirmou.

Juscelino minimizou também o aviso do governo dos Estados Unidos de que iria retaliar países que impusessem taxas às empresas de tecnologia americanas. O ministro ponderou que o próprio Congresso dos EUA tem projetos para criar espécies de fundos setoriais. “O que a gente quer é pautar o debate, é buscar construir”, disse.

*O jornalista viajou para a cobertura do Mobile World Congress, em Barcelona, a convite da Huawei

(As informações são do jornal O Estado de S. Paulo)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
idosa

Idosa com Alzheimer é encontrada pela família próximo a atacadista

Empresa curitibana vence licitação de mais de R$ 983 mil para operar Sala Rádio do Aeroporto de Dourados

TSE julga desfiliação de deputado no próximo dia 27 em processo que pede cassação

sonho ser bailarina balé menina de 6 anos acidente onibus barra de ferro

Antes de acidente e perna amputada, menina de 6 anos fazia balé e tinha um sonho

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

Secretários de MS retidos em Israel já estão na Jordânia a caminho do Brasil

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

PM descobre ‘guarda-roupa’ usado para armazenar maconha avaliada em mais de R$ 700 mil em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Novos documentos revelam continuidade de espionagem da Abin contra o Paraguai durante governo Lula

A ação ocorreu em um momento sensível: os dois países discutiam a revisão das tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu

Transparência

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

Juiz suspendeu delação e deu prazo de 90 dias para reavaliar continuidade do acordo

Polícia

Bombeiros retomam buscas por médica que caiu de ponte na BR-376 em MS

Médica deixou mensagens para o pai antes de cair de ponte

Brasil

Duas pessoas morrem durante chuvas em Porto Alegre

Fortes chuvas já passaram da média esperada para o mês de junho